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dc.contributor.advisorAlbuquerque Filho, Luiz Heleno-
dc.contributor.authorRocha, Gustavo Baptista Lins-
dc.identifier.citationROCHA, Gustavo Baptista Lins. Avaliação dos custos da administração local de obras rodoviárias com o novo sistema de custos referenciais de obras do DNIT - SICRO. 2018. 131 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os custos da administração local de obras rodoviárias sob a égide do novo Sistema de Custos Referenciais de Obra do DNIT - SICRO. Inicialmente, é feita uma breve contextualização sobre orçamentação de obras. Em relação aos custos para obras rodoviárias, é abordado o histórico e a evolução dos sistemas de custos implementados pelo DNIT ao longo dos anos, além de uma síntese do funcionamento do SICRO. Ainda com relação ao SICRO, são apresentadas as principais inovações e alterações adotadas no novo sistema, com destaque para a nova metodologia de definição de custos da administração local das obras. Em seguida, é demonstrada como foi realizada a aplicação da nova modelagem para o cálculo dos custos da administração nas obras selecionadas, discorrendo acerca das premissas e diretrizes consideradas segundo a nova metodologia do atual sistema. Por conseguinte, são apresentados e analisados os resultados obtidos dessa aplicação quanto aos custos da administração local resultantes com os cálculos pelo novo sistema nas obras selecionadas. Neste sentido, neste estudo, também é realizada uma comparação dos custos da administração local utilizando-se o novo SICRO e o Sicro 2, bem como a comparação desses custos obtidos por meio do novo SICRO com outros referenciais utilizados para obras rodoviárias. A seguir é abordada uma análise da representatividade das parcelas que compõem os custos da administração local de acordo com o novo sistema. Por fim, é realizada uma avaliação do impacto nos custos da administração local calculados de acordo com a nova metodologia quando se considera o regime hidrológico nas obras rodoviárias localizadas na região norte do país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRodovias - manutenção e reparospt_BR
dc.subject.keywordObras públicaspt_BR
dc.subject.keywordSistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)pt_BR
dc.titleAvaliação dos custos da administração local de obras rodoviárias com o novo sistema de custos referenciais de obras do DNIT - SICROpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-04T11:11:34Z-
dc.date.available2018-12-04T11:11:34Z-
dc.date.submitted2018-04-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21121-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper analyzes the costs of item construction site staff of road works under the new Reference Costs System for Construction of DNIT - SICRO. Initially, a brief contextualization on construction budgeting is made, proceeding to a discussion on the history and the evolution of the cost systems implemented by DNIT over the years, as well as an overview of the way SICRO works.. Still in relation to SICRO, the main innovations and changes implemented in the new system are presented, with emphasis to its new methodology for defining the costs of item construction site staff. Next, it is demonstrated how the new modeling was applied to calculate the construction site staff costs in selected projects, discussing the assumptions and guidelines considered under this new methodology and presenting the results obtained by this analysis. In this sense, in this study, also is made a comparison of the costs of construction item construction site staff using the new SICRO and Sicro 2, as well as the comparison of these costs calculated for the new SICRO with other cost references used for road works. The following is an analysis of the representativeness of each part that composes the costs of the item construction site staff according to this new system. Finally, it is presented an impact assessment on the item construction site staff costs calculated according to the new methodology considering the specific hydrological aspects related to road works located in the northern region of the country.pt_BR
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