Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioSoaresPereiraTavora_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implantação de um modelo para análise da gestão de portfólio com base na margem de contribuição
Autor(es): Távora, Caio Soares Pereira
Orientador(es): Martin, Adriana Regina
Assunto: Bens de consumo
Gestão de portfólio
Tomada de decisão
Data de apresentação: 9-Jun-2018
Data de publicação: 6-Dez-2018
Referência: TÁVORA, Caio Soares Pereira. Implantação de um modelo para análise da gestão de portfólio com base na margem de contribuição. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca estudar a aplicação dos conceitos ligados a análise margem de contribuição no auxílio na tomada de decisão para a gestão do portfólio de um número determinado de famílias de produto em uma das maiores empresas de alimento do Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma adaptação dos conceitos da Matriz BCG e Ciclo de Vida do Produto e, desta forma foi possível categorizar o portfólio em tipologias de acordo com a etapa dentro do ciclo de vida, desenvolvendo estratégias específicas com o intuito de auxiliar por meio de informações o processo decisório.
Abstract: This work looks forward to study the application of the concepts related to analysis of the contribution margin during the decision-making process to manage the portfolio of a determined number of product families in one of largest food companies in Brazil. For the development of work, an adaptation was made of concepts of BCG Matrix and Product Life Cycle, in this way was possible to categorize the portfolio into typologies according to the stage within the life cycle, developing specific strategies with the purpose of assisting through information the decision-making process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons