Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JhonKenedyMouraChagas_tcc.pdf648,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acúmulo e disponibilidade de metais pesados no solo após adição de biochar de lodo de esgoto
Autor(es): Chagas, Jhon Kenedy Moura
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Lodo residual como fertilizante
Adubos e fertilizantes
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Jan-2019
Referência: CHAGAS, Jhon Kenedy Moura. Acúmulo e disponibilidade de metais pesados no solo após adição de biochar de lodo de esgoto. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A produção de biochar a partir da pirólise do lodo de esgoto (LE) é uma alternativa para tornar este resíduo útil para fins agroambientais. Apesar dos avanços na compreensão das funções do biochar de LE na melhoria da qualidade do solo, ainda é necessário compreender o efeito da pirólise sobre o teor de metais pesados (MP) no biochar e a dinâmica desses metais após aplicação desse material no solo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de biochars de LE obtidos a diferentes temperaturas de pirólise no acúmulo e disponibilidade de MP em um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico típico do Cerrado brasileiro. Para tal, em um experimento de campo, foram aplicados 15 Mg ha-1 de biochar de LE produzido a 300 °C (BC300) e 500 °C (BC500) para cultivo de milho. Foram determinados os teores totais e disponíveis de MP no LE, nos biochars e no solo pós-colheita. A pirólise concentrou MP totais nos biochars em relação ao LE. Entretanto, a disponibilidade de MP foi reduzida com o aumento da temperatura de pirólise devido ao aumento no pH, volume de poros, área superficial específica, teor de P e K, e redução da relação H/C. Quando aplicado ao solo, na dose utilizada, o biochar não alterou os teores totais de MP, com exceção de Zn e Mn, nem mesmo aumentou sua disponibilidade. Em relação aos MP totais, os teores disponíveis de todos os MP no solo foram inferiores a 1,2%. Além disso, os teores disponíveis de Zn e Mn, quando avaliados como micronutrientes, são considerados baixos. Portanto, os resultados do presente trabalho indicam que o biochar produzido a partir de LE de estação de tratamento do Distrito Federal (DF) pode ser usado na agricultura, sem riscos para a contaminação do solo por MP.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons