Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuisGustavoPereiraCoelhoDeOliveira_tcc.pdf890,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ação de contato e ingestão de inseticidas sintéticos e botânico sobre larvas e adultos do bicudo-do-algodoeiro
Autor(es): Oliveira, Luis Gustavo Pereira Coelho de
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Algodão - doenças e pragas
Pragas - controle
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 23-Jan-2019
Referência: OLIVEIRA, Luis Gustavo Pereira Coelho de. Ação de contato e ingestão de inseticidas sintéticos e botânico sobre larvas e adultos do bicudo-do-algodoeiro. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Anthonomus grandis grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae), conhecido como bicudo-do-algodoeiro, é considerado praga-chave do algodoeiro em virtude da frequência com que infesta os cultivos de algodão, aliado ao fato de só se reproduzir nessa planta. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de controle de alguns inseticidas sintéticos e botânico sobre diferentes estágios do bicudo-do-algodoeiro. Para tal, botões caídos no solo cultivado com a cultivar BRS 293 e apresentando sinais de oviposição foram coletados e usados nos ensaios, ou armazenados até a emergência de adultos que foram utilizados na experimentação. Em ambos os casos, os tratamentos foram representados por: um inseticida botânico - Azamax® (Azadiractin A/B 12 g/L, DVA Ltda.), cinco inseticidas sintéticos - Termiex 2,5 CE® (Fipronil 2,5 g/L, Tecnocell Agroflorestal Ltda), Tiger 100 EC® (Piriproxifen 100 g/L , Sumitomo Chemical Company Ltd), Lannate BR® (Metomil 215 g/L, Dupont do Brasil S/A), Keshet 25 EC® (Deltametrina 25 g/L, Adama Brasil S/A), Actara 250 WG® (Tiametoxam 250 g/Kg, Syngenta Proteção de Cultivos Ltda) e água como testemunha, sendo utilizadas as concentrações de 0,4, 0,1, 0,37, 0,025, 0,1 e 0,4 mL de produto comercial (PC) e 1 g de PC, respectivamente, por 40 mL de água destilada e o mesmo volume de água empregado para o preparo das soluções na testemunha. Os tratamentos foram dispostos no delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições. A ação dos tratamentos sobre a praga desenvolvendo-se no interior das estruturas reprodutivas foi avaliada aos 7, 14 e 21 dias, através da emergência de adultos, sendo que na última avaliação, as estruturas foram abertas para avaliação da presença de larvas pupas ou até mesmo adultos no interior dos botões. No caso do ensaio com adultos foi realizada aplicação tópica das soluções sobre os mesmos, sendo a mortalidade avaliada após 24 h. Os inseticidas mais eficientes para o controle do bicudo-do-algodoeiro infestando o interior das estruturas reprodutivas são o fipronil e o tiametoxam, enquanto o menos eficiente é a deltametrina. Todavia, todos os inseticidas testados proporcionam ação de controle satisfatória sobre os adultos do inseto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons