Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WeslleyBrandaoDaSilva_tcc.pdf891,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento da lagarta-do-cartucho-do-milho em milho doce tratado com fosfito
Autor(es): Silva, Weslley Brandão da
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Pragas agrícolas
Milho - doenças e pragas
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 23-Jan-2019
Referência: SILVA, Weslley Brandão da. Desenvolvimento da lagarta-do-cartucho-do-milho em milho doce tratado com fosfito. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O milho doce é atacado por vários tipos de praga incluindo a lagarta-do-cartucho-do-milho que é praga-chave da cultura. O objetivo do presente trabalho foi investigar a ação do fosfito de potássio no desenvolvimento de Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). Retângulos foliares de 4 x 5 cm e 4 x 6 cm foram retirados de plantas de milho e imersos em soluções contendo fosfito de potássio nas concentrações de 0, 2, 4 e 6 L ha-1, sendo usada água como testemunha. Os tratamentos foram dispostos no delineamento inteiramente casualizado com 10 repetições e foi utilizado volume de calda de 200 L ha-1. Após a imersão nas soluções estoque, os retângulos foliares foram depositados sobre papel toalha até completa secagem e, em seguida, foram depositados sobre ágar contido no interior de placas de Petri. Cada retângulo foliar recebeu uma lagarta neonata de S. frugiperda. As placas foram então envolvas em filme PVC transparente e destinadas à BOD regulada para 25 ± 2oC e 12 h de fotofase. As lagartas foram acompanhadas diariamente bem como se procedeu à substituição da área foliar. As características morfométricas avaliadas diariamente foram o comprimento corporal, a largura da cápsula cefálica e o peso corporal (avaliado a partir do 2º. instar). Além disso, estimou-se a duração e viabilidade larval e da fase pupal, a proporção e a razão sexual. Os dados foram submetidos a Análise de Variância para avaliação dos efeitos de tratamentos e para plotagem de gráficos em função do tempo de desenvolvimento do inseto. Verificou-se que as diferentes concentrações de fosfito de potássio prejudicaram de alguma forma o desenvolvimento de S. frugiperda e que a cocentração de 2 L ha-1 foi a que mais prejudicou o desenvolvimento de S. frugiperda aumentando a razão sexual em seis vezes, devido à maior produção de fêmeas, e reduzindo a viabilidade da fase larval em 50%. Já a concentração de 6 L ha-1 fez com que a razão sexual fosse dobrada em razão do maior número de fêmeas e causou redução na viabilidade larval em 40%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons