Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CristhianedaRochaLouzadaViveirosAraujo.pdf273,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A exclusão do professor no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola
Autor(es): Araújo, Cristhiane da Rocha Louzada Viveiros
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Professores
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 5-Nov-2011
Referência: ARAÚJO, Cristhiane da Rocha Louzada Viveiros. A exclusão do professor no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola. 2011. 50 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A complexidade das relações vivenciadas em sala de aula sempre nos propôs refletir sobre meios e estratégias de educar, ensinar para todos os inseridos na escola. Com a emergente ideia da Inclusão disseminada pelos meios de comunicação, pelos anseios e questionamentos dos educadores, hoje é fundamental que todos pensem, leiam e se especializem no assunto para conquistarmos um verdadeiro ambiente educador inclusivo e quebrarmos as barreiras do preconceito, da insensibilidade e exclusão que algumas pessoas ainda vivem. Esse trabalho trata da Exclusão do Professor no Processo de Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais na escola, compreendendo as ações e não ações da gestão pedagógica no processo de inclusão desses educandos para proposição da inclusão qualitativa. A metodologia utilizada seguiu a perspectiva qualitativa, com questionários, entrevistas e observações do ambiente escolar mostrando que infelizmente os professores são sempre os últimos a saberem sobre os desafios da inclusão que chegam à escola, mesmo sendo os protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Portanto, conclui-se que os desafios enfrentados são imensos e que a equipe diretiva de uma escola é responsável imediata em se criar estratégias e meios para facilitar a vida profissional do professor. E somente trabalhando juntos e em equipe com todos os setores da escola e que conseguirá realizar um verdadeiro trabalho voltado para a inclusão e a cidadania dos alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons