Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClarissaRibeiro_MarinaGrande.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Título: Biblioteca dos concurseiros : uma proposta de criação de uma biblioteca especializada em concurso público
Autor(es): Ribeiro, Clarissa Leite Antão
Grande, Marina Castilhos
Orientador(es): Borges, Maria Alice Guimarães
Assunto: Sociedade da informação
Bibliotecas privadas
Serviço público - concursos
Bibliotecas especializadas
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 8-Nov-2011
Referência: RIBEIRO, Clarissa Leite Antão; GRANDE, Marina Castilhos. Biblioteca dos concurseiros: uma proposta de criação de uma biblioteca especializada em concurso público. 2011. 96 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Essa monografia aborda a necessidade de uma biblioteca para atender aos concurseiros. A revisão de literatura busca contextualizar a Sociedade da Informação e do Conhecimento e o concurso público. Procura verificar a relação entre as bibliotecas e concurso e estudar a necessidade de informação dos concurseiros. Uma pesquisa exploratória foi realizada em três cursos preparatórios (Gran Cursos, Vestconcursos e IGEPP) e em três bibliotecas públicas (Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Biblioteca Nacional de Brasília e Biblioteca Central da UnB) do Distrito Federal para levantar as necessidades específicas dos estudantes de concurso. Os resultados desta pesquisa caracterizaram o perfil destes estudantes, delimitando os concursos de maior interesse e apontando os serviços e locais mais importantes para um ambiente de estudo adequado. A partir da análise dos dados coletados e da revisão de literatura, é apresentada uma proposta de um plano de negócio para a criação de uma biblioteca para os concurseiros.
Abstract: This study focuses on the need of a library specialized in public contest. The literature review seeks to contextualize the Information Knowledge Society and the public contest. It verifies the relationship between libraries and the public contest and the students’ needs. An exploratory research was conducted in three preparatory courses (Gran Cursos, Vestconcursos and IGEPP) and three public libraries (Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Biblioteca Nacional de Brasília e Biblioteca Central da UnB) of the Distrito Federal, in order to raise the students' specific needs. The result of this study characterizes the profile of these students, outlining the most interesting public contests, and pointing out the important places and services for a proper study environment. From the analysis of the data collected and literature review, it is presented a of a business plan for creating a library for Concurseiros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2138
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons