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dc.contributor.advisorCosta, Jonatas Maia da-
dc.contributor.authorSantos, Michelle Oliveira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Michelle Oliveira dos. Educação física no ensino médio: reflexões sobre motivação intrínsica e extrínsica. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está relacionado a uma pesquisa de campo realizado em uma cidade do Distrito Federal com intuito de analisar e refletir acerca das dimensões motivacionais que interferem nos alunos para a prática da educação física. A motivação, objeto desta produção descreve um estado de disposição para a ação decorrente de fatores externos e de fatores internos ao individuo e contribui para a reflexão em torno da educação física escolar visando tornar o sentido funcional da palavra motivação, no qual indivíduo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos. Para tanto a coleta de dados foi realizada a partir de observações e da aplicação de um questionário com questões fechadas. Algumas pesquisas como as realizadas por Ryan e Deci (2000) e KOBAL (1996) também foram relevantes nessa produção e trouxeram informações importantes para o trabalho. Nesse sentido a pesquisa desvelou que quanto aos níveis de motivação os estudantes apresentaram índices altos para a motivação intrínseca com regulação externa, o que os enquadra na proposta do continnum da teoria da autodeterminação, que segue uma crescente nas subescalas, as quais caminham da forma menos autodeterminada para a mais autodeterminada (comportamento motivado).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleEducação física no ensino médio : reflexões sobre motivação intrínsica e extrínsicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-15T14:30:27Z-
dc.date.available2019-02-15T14:30:27Z-
dc.date.submitted2018-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21425-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work is related to a field research carried out in a city of the Federal District in order to analyze and reflect the motivational dimension that interfere in the students for the practice of physical education. The motivation, object of this production describes a state of disposition for the action due to external factors and factors internal to the individual and contributes to the reflection around the school physical education aiming to make the functional sense of the word motivation, willing to expend efforts to achieve their goals. For this, the data collection was done from observations and the application of a questionnaire with closed questions. Some researches such as those performed by Ryan and Deci (2000) and Kobal (1996) were also relevant in this production and brought important information to the work. In this sense, the research revealed that regarding the levels of motivation the students presented high indexes for the intrinsic motivation with external regulation, which fits them in the proposal of the continnum of the theory of self-determination, that follows an increasing in the subscales, which walk of the form less self-determined to the most self-determined (motivated behavior).pt_BR
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