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dc.contributor.advisorPastore, Júlio Barêa-
dc.contributor.authorAssis, Ana Clara Vale-
dc.identifier.citationASSIS, Ana Clara Vale. Estratégias projetuais em paisagismo para áreas de interesse social: uma proposta para a Cidade Estrutural/DF. 2018. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Cidade Estrutural surgiu a partir de ocupações no entorno do aterro controlado do Distrito Federal, sendo posteriormente regularizado, o que lhe confere características peculiares e típicas de ocupações de origem informal. O presente trabalho teve como objetivo criar um projeto de diretrizes paisagísticas que busca revitalizar ambientalmente espaços livres públicos típicos de cidades que surgiram e cresceram de forma irregular, o que lhes confere, em geral, a baixa qualidade ambiental destes espaços. A cidade escolhida como objeto de estudo foi a Cidade Estrutural, localizada a 15 km do centro de Brasília – DF. No contexto do projeto, foram selecionados seis espaços livres públicos comuns interligados entre si, que conformam um sistema de espaços. Para cada um desses espaços foram pensadas estratégias paisagísticas que pudessem mitigar os problemas encontrados nos locais, tais como: insolação excessiva, sobrecarga do sistema de drenagem pluvial, poluição do ar, ausência de calçadas, entre outros. Em termos paisagísticos o projeto buscou priorizar o uso de espécies nativas do cerrado brasileiro, de forma a favorecer os custos e manutenção dos espaços, assim como fomentar a valorização do bioma frente à população. Vale ainda destacar que tais estratégias foram pensadas de modo que possam ser reproduzidas em contextos urbanos de natureza semelhante ao apresentado. A partir dos problemas encontrados, as soluções adotadas foram: 1) seleção de espécies arbóreas adequadas a cada cenário, levando em consideração as pavimentações, redes elétricas e de iluminação e a necessidade de sombreamento; 2) criação de jardins naturalistas com vegetação rasteira típica do cerrado, de modo a minimizar a poeira e qualificar esteticamente os espaços com espécies pouco conhecidas, porém bastante adequadas ao uso paisagístico; 3) Instalação de parklets que favorecem a criação de novos espaços livres de estar urbano. Esses elementos permitem o plantio de vegetação arbustiva e/ou arbórea, integrando-se paisagisticamente. 4) criação de jardins de infiltração de águas pluviais integrados ao sistema viário, de modo a favorecer a recarga dos aquíferos subterrâneos e minimizar a sobrecarga dos sistemas de coleta de águas pluviais e o lançamento pontual nos corpos hídricos; 5) proposição de alamedas integradas a novas calçadas em vias de distribuição e grande circulação de pessoas; 6) concepção de ruas compartilhadas em vias residenciais locais, com o plantio de árvores no centro da via, o que possibilita a diminuição da velocidade de circulação dos veículos, dando maior segurança aos pedestres e ciclistas e o sombreamento da rua. 7) especificação de árvores frutíferas que conformem pomares urbanos. 8) seleção de espécies adequadas ao plantio em espaços desportivos, a fim de torna-los mais adequados ao uso nas diferentes horas do dia. As diferentes estratégias encontradas foram projetadas para que pudessem ser implementadas por instituições oficiais ou de forma independente pela população.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArborização das cidadespt_BR
dc.subject.keywordJardinspt_BR
dc.titleEstratégias projetuais em paisagismo para áreas de interesse social : uma proposta para a Cidade Estrutural/DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-19T12:11:09Z-
dc.date.available2019-02-19T12:11:09Z-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21461-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoMartins, Rosana de Carvalho Cristo-
dc.description.abstract1The study presented aims to create a project of landscape guidelines that seeks to environmentally revitalize free public spaces typical of cities that have emerged and grown irregularly, which in general confers the low environmental quality of these spaces. The city chosen as object of study was the Structural City, located 15km from the center of Brasília - DF. The city emerged from occupations around the controlled landfill of the Federal District and was later regularized, which gives it peculiar and typical characteristics of informal origin occupations. In the context of the project, 6 interconnected common public spaces were selected, which comprise a system of spaces. For each of these spaces, landscape strategies were designed that could mitigate the problems found in the places, such as: excessive insolation, overloading of the storm drainage system and air pollution, absence of sidewalks, among others. In landscape terms, the project seeks to prioritize the use of native species of the Brazilian cerrado, in order to favor the costs and maintenance of the spaces, as well as to promote the valorization of the biome in front of the population. It is also important to point out that such strategies were designed in a way that they could be reproduced in similar urban contexts to that here presented. From the problems encountered the solutions adopted were: 1) selection of suitable tree species for each scenario, taking into account the pavements, electrical and lighting networks and the need for shading; 2) creation of naturalistic gardens with typical vegetation of the cerrado, in order to minimize dust and to aesthetically qualify the spaces with no well known vegetation species but quite adequate for the landscape use; 3) Installation of parklets that favor the creation of new spaces free from urban living. These elements allow the planting of shrub and / or arboreal vegetation, integrating landscaping. 4) creation of infiltration raingardens integrated into the road system, in order to favor the refill of the underground aquifers and minimize the overload of rainwater harvesting systems and the punctual release in the water bodies; 5) proposition of malls integrated to new sidewalks in distribution routes and better circulation of people 6) design of shared streets in local residential roads, planting trees in the center of the road, which decreases vehicle movement, giving more security to pedestrians and cyclists and street shading. 7) specification of fruit trees that make up urban orchards. 8) selection of species suitable for planting in sports grounds, in order to make them more usable at different times of the day. The different strategies found were designed so that they could be implemented by official institutions or independently by the general population.pt_BR
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