Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DjaneVictoriaPessoaFerreira_tcc.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da fragmentação da paisagem e uso da Terra da Reserva Extrativista Chico Mendes – AC
Autor(es): Ferreira, Djane Victoria Pessoa
Orientador(es): Matricardi, Eraldo Aparecido Trondoli
Assunto: Unidades de conservação da natureza
Desmatamento
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 19-Fev-2019
Referência: FERREIRA, Djane Victoria Pessoa. Avaliação da fragmentação da paisagem e uso da Terra da Reserva Extrativista Chico Mendes – AC. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As taxas de desmatamento têm se reduzido nos últimos anos na Amazônia. Entretanto, o total desmatado a cada ano ainda é bastante expressivo e, muitas vezes, ocorre dentro de áreas protegidas. Muitas áreas protegidas são da categoria “uso sustentável”, permitindo o uso da terra em seu interior, com restrições previamente definidas para cada caso. O desmatamento em áreas protegidas causa diversos impactos na paisagem natural, afetando habitats e a biodiversidade, comprometendo a sustentabilidade dos serviços ecossistêmicos e, por isso, deve ser devidamente controlado e monitorado. Este estudo teve como objetivo avaliar as mudanças dos usos e cobertura da terra e os níveis de fragmentação da vegetação natural na Resex (Reserva Extrativista) Chico Mendes, situada na região sudeste do estado do Acre, no Noroeste brasileiro. Para avaliar a dinâmica de uso e cobertura da terra, utilizou-se dados do Projeto TerraClass entre 2004 e 2014. Os dados do projeto PRODES, que fornece as taxas anuais de desmatamento na Amazônia Legal, foram utilizados para a análise da fragmentação da paisagem para os anos de 2000, 2006, 2012 e 2017. Tanto para a análise de uso da terra quanto para a fragmentação, as cenas envolvidas foram 002/67, 002/6, 003/67 e 003/68, com os satélites Landsat 5 (sensor TM) e Landsat 8 (sensor OLI). No estudo de fragmentação, as classes originais fornecidas foram reclassificadas em duas novas classes, de vegetação nativa e de desmatamento, onde se analisou apenas a fragmentação da vegetação nativa utilizando a extensão Patch GRID do ArcGIS 10.3. Os resultados do mapeamento do uso e ocupação da terra indicaram a existência de um processo intenso de expansão agropecuária na região Sul e Sudeste da área de estudo, incluindo a alteração da vegetação nativa dentro do Reserva Extrativista. As análises das métricas de paisagem indicaram um aumento substancial da fragmentação da vegetação nativa no entorno da Resex Chico Mendes entre 2000 e 2017. A maior parte dos fragmentos foram observados em tamanhos variando de 0-1 hectare, porém apenas um fragmento-matriz abrangia 766.604 hectares, localizado dentro de unidades de conservação na área de estudo. O entorno da Resex Chico Mendes está mais fragmentado que o interior da Reserva. A pressão antrópica do entorno é ambientalmente preocupante por se tratar de uma zona de amortecimento da Resex, com potencial para afetar o interior desta Unidade de Conservação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons