Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SoniaMariaDaCostaFranca_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar inclusivo : imagens no ensino de artes visuais para surdos
Autor(es): França, Sônia Maria da Costa
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Surdos - educação
Inclusão escolar
Imagens, ilustrações, etc. como recursos de informação
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: FRANÇA, Sônia Maria da Costa. Um olhar inclusivo: imagens no ensino de artes visuais para surdos. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do BrasiI, Rio Branco - Acre, 2018.
Resumo: O presente trabalho mostra como o ensino de Artes Visuais para surdos tem sido colocado em prática em relação ao uso de imagens pelos professores de Artes na inclusão escolar. É pensado aqui como a forma de ensinar pode ser primordial no desenvolvimento desses indivíduos, usando estratégias acessíveis como a utilização de imagens. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das imagens na educação de surdos na disciplina de Artes, com o intuito de identificar as relações encontradas entre textos e imagens. Para tanto, foi utilizado a revisão bibliográfica como método de pesquisa, onde vários autores expõem suas pesquisas mostrando a importância da iconografia como método didático na educação de pessoas surdas. Entende-se que os objetivos propostos nesta política de inclusão, bem como os métodos utilizados, não bastam para efetivar uma educação significativa, sendo necessário estudos, pesquisas, observações para chegar a um ponto comum, em que pense como os alunos surdos necessitam de imagens em sua vida escolar para poderem efetivar conceitos, sejam eles concretos ou abstratos.
Abstract: This dissertation seek to show how the schooling of the Visual Arts for the deaf community is being practiced regarding the use of images, the way it has been used to improve inclusion in the academic sphere. As the teaching method may be primordial in the developing of those people, using the accessible strategies such as the use of pictures. This way, this article goal is to analyze the role of images in the education of a deaf student while in the discipline of Arts, trying to find the correlation between texts and images. To achieve such, a review of the existing literature was used as the search material, where dozens of authors express their findings on the importance of iconography as a tool in the education of deaf people. Still, it came to a conclusion that the policy of inclusion, as well as the methods used to this day, are somehow deficient to effectively make a meaningful education, needing studies, researches and observations to get to a common ground, where the deaf students needs pictures on their education to assimilate concretes and abstracts concepts.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.