Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LidiaNaydeDaRochaMota_tcc.pdf497,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCernev, Francine Kemmer-
dc.contributor.authorMota, Lídia Nayde da Rocha-
dc.identifier.citationMOTA, Lídia Nayde da Rocha. Flauta doce nas séries iniciais do ensino fundamental: percepção de material didático pelos professores da Escola Parque 307/308 sul - DF. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de investigar a percepção dos professores da Escola Parque, que atuam na 307/308 sul – Brasília (DF) sobre materiais didáticos para flauta doce. Tem como objetivo geral mapear o que os professores de flauta-doce da Escola Parque da 307/308 sul – Brasília (DF) entendem por material didático e o que eles utilizam em suas aulas. Como objetivos específicos, buscou conhecer o que os professores consideram material didático, mapear os tipos de materiais que usam, conhecer como selecionam os materiais didáticos, como os professores avaliam os materiais didáticos disponíveis e entender a importância de material didático para estes professores de flauta doce. Neste trabalho foi realizado uma pesquisa qualitativa no contexto da escola parque da 308- sul da cidade de Brasília - DF para entender a realidade de ensino de flauta doce neste local. A metodologia adotada nessa pesquisa é de foi de caráter exploratório e descritivo, com apresentação de análises qualitativas. Foi feita uma entrevista semiestruturada com 5 professores dessa escola. Os resultados apontam o que os professores que dão aula de flauta doce entendem sobre o que é material didático para flauta doce no ensino fundamental. A importância desse tema se faz relevante porque material didático é uma ferramenta para o ensino de música o que tem decorrido uma série de pesquisas relacionada a essa temática. Apesar de não haver um consenso do que seja material didático, vários autores apresentam suas reflexões relacionada ao tema material didático para flauta doce. Nas considerações finais retomo o objetivo do trabalho e faço algumas considerações relacionado a esse tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.titleFlauta doce nas séries iniciais do ensino fundamental : percepção de material didático pelos professores da Escola Parque 307/308 sul - DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T14:20:26Z-
dc.date.available2019-02-22T14:20:26Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21513-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work has the objective of investigating the perception of the teachers of the park school, who work in 307/308 south - Brasilia (DF) on didactic materials for recorder. Its general objective is to map what the recorder teachers of the Park School of 307/308 south - Brasilia (DF) understand by didactic material and what they use in their classes. As specific objectives, it sought to know what teachers consider didactic material, to map the types of materials they use, to know how they select didactic materials, how the teachers evaluate the available didactic material and to understand the importance of didactic material for these recorder teachers. In this work a qualitative research was carried out in the context of the park school of 308 - south of the city of Brasília - DF to understand the reality of teaching of recorder in this place.The methodology adopted in this research is of an exploratory and descriptive character, with presentation of qualitative analyzes. A semistructured interview was conducted with 5 teachers from this school. The results point out that teachers who teach recorder lessons understand what is teaching material for recorder in elementary school. The importance of this theme becomes relevant because didactic material is a tool for music teaching which has been a series of research related to this theme. Although there is no consensus on what didactic material, several authors present their reflections related to the didactic material theme for recorder. In the final considerations I return to the objective of the work and make some considerations related to this theme.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons