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Título: Uma abordagem sistêmica para educação ambiental : um olhar pelo prisma de linguagens códigos e suas tecnologias
Autor(es): Silva, Maria José Ferreira da
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 25-Fev-2019
Referência: SILVA, Maria José Ferreira da. Uma abordagem sistêmica para educação ambiental: um olhar pelo prisma de linguagens códigos e suas tecnologias. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado) — Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.
Resumo: A Educação está para além de um direito humano ela é uma condição para se chegar à sustentabilidade e uma ferramenta primordial para se chegar a um governo equânime, bem como para as decisões mais acertadas rumo ao verdadeiro bem viver. Ela amplia a capacidade de fazer escolhas em prol da sustentabilidade social e também natural, levando os indivíduos, os grupos, as comunidades, as organizações e os países a desenvolverem ações preservacionistas e conservacionistas, podendo promover mudanças de atitude, o que permitirá fazer do mundo um lugar mais seguro e mais saudável, trazendo-nos assim, a tão sonhada Qualidade de Vida. A educação propicia a reflexão e a análise crítica, a conscientização e a autonomia permitindo a descoberta de novos caminhos para desenvolver novas metodologias e novas ferramentas que conduzam os jovens à construção de um Novo Mundo e uma nova forma de vida que integra os homens e mulheres à Natureza. Pesquisa fundamentada em perspectiva investigativa, baseando-se na interpretação de textos, em pesquisas realizadas na internet, leituras de livros, em diálogos com o corpo docente, pais e alunos do Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira, única escola de Ensino Médio, no município de Alto Paraíso de Goiás. Com o Objetivo de Colaborar para o desenvolvimento de uma educação global em que todas as disciplinas podem/devem trabalhar e questionar os diversos temas que fazem parte da formação e das vidas dos jovens, especialmente através do estudo das Línguas. Assim como, promover uma educação que mostre os indivíduos como elo primordial na teia da Vida e que leve à sustentabilidade. Sabemos que a Língua é uma ferramenta de poder, político, social e principalmente intelectual; através do estudo das diversas línguas os jovens poderão se apropriar de informações e conhecimento que os despertem para a compreensão de seu mundo e de seu tempo para um mundo no qual o Bem Viver seja a batuta que regerá a convivência dos homens e mulheres e sua interação/integração com a vida da Natureza e do Planeta.
Abstract: Education is beyond a human right; it is a condition for achieving sustainability and a primordial tool for achieving equitable government, as well as the right decisions for the true good to live. It expands the capacity to make choices for social and natural sustainability, leading individuals, groups, communities, organizations and countries to develop conservationist and conservationist actions, and can promote changes of attitude, which will make the world a safer and healthier place, bringing us the so-dreamed Quality of Life. Education fosters reflection and critical analysis, awareness and autonomy, allowing the discovery of new ways to develop new methodologies and new tools that lead young people to the construction of a New World and a new way of life, that integrates men and women the nature. Research based on the research perspective, based on the interpretation of texts, on surveys carried out on the internet, book readings, dialogues with the faculty, parents and students of the Moisés Nunes Bandeira State College, the only high school in the municipality of Alto Paraíso de Goiás. With the aim of Collaborating for the development of a global education in which all disciplines can / should work and question the various themes that are part of the formation and the lives of young people, especially through the study of Languages. As well as promoting an education, that shows individuals as the primary link in the web of Life and leads to sustainability. We know that Language is a tool of power, politically, socially and mainly intellectual; through the study of the different languages, young people will be able, to appropriate information and knowledge that will awaken them in order to understand their world and their time for a world in which Good Living is the baton that will govern the coexistence of men and women and their interaction/integration with the life of Nature and the Planet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, 2018.
Aparece na Coleção:Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado



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