Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JuliaMelloBorges_tcc.pdf298,84 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorBorges, Júlia Mello-
dc.identifier.citationBORGES, Júlia Mello. As interações comunicativas da criança no contexto da educação bilíngue. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do tema educação bilíngue. O mesmo teve por objetivo discutir, a partir do livro de Bruner, Como As Crianças Aprendem a Falar, em contrapartida com as ideias de outros autores das teorias de comunicação e de práticas pedagógicas, e analisar os aspectos do desenvolvimento da linguagem em uso nas interações comunicativas das crianças em processo de imersão em uma escola de educação infantil bilíngue inglês-português. Utilizando-se de literatura selecionada acerca da educação bilíngue, a situação atual do bilinguismo no Brasil, o entendimento do que é aceito em consenso como bilíngue, e como a relação presente de sala de aula pode vir a afetar o desenvolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico de alunos da educação infantil nestas escolas, pretendeu-se analisar cenas ocorridas em espaços de imersão na língua inglesa, buscando discutir o papel da criança como agente neste processo tão delicado e ainda pouco estudado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação bilínguept_BR
dc.subject.keywordLinguagem e educaçãopt_BR
dc.titleAs interações comunicativas da criança no contexto da educação bilínguept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T12:30:48Z-
dc.date.available2019-03-19T12:30:48Z-
dc.date.submitted2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21649-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper deals with the topic of bilingual education. The purpose of this study was to discuss, from Bruner's book Child’s Talk, in counterpart with the ideas of other authors of communication theories and pedagogical practices, and to analyze the aspects of the language development in use in the interactions of children in the process of immersion in an English-Portuguese bilingual Using selected literature on bilingual education, the current situation of bilingualism in Brazil, the understanding of what is accepted as a bilingual consensus, and how the present classroom relationship may affect cognitive development and academic performance of children's education students in these schools, it was intended to analyze scenes in immersion spaces in the English language, seeking to discuss the role of the child as an agent in this delicate and yet little studied process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons