Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_YasminneMedeirosAraújo_tcc.pdf690,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorAraújo, Yasminne Medeiros-
dc.identifier.citationARAÚJO, Yasminne Medeiros. Inclusão escolar de um aluno autista: o processo de ser e estar incluído. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade investigar o processo de inclusão dos alunos com autismo em classes regulares de ensino, em uma escola inclusiva do Distrito Federal. Objetiva-se identificar como a escola e os professores se preparam para o processo de inclusão. A pesquisa desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, entrevistas semiestruturadas, observação participante e através da construção do diário de campo. Os conceitos norteadores utilizados foram alicerçados em teóricos como Carvalho(2010), Orrú(2012), Cavalcanti e Rocha(2001), Silva, Gaiato e Reveles(2012), Mantoan(2003). A pesquisa tem a intenção de acompanhar a pratica pedagógica com alunos com autismo, sua inserção na classe regular e assim abordar como ocorre o processo de inclusão. Considera-se a partir da pesquisa que a inclusão no espaço escolar só será realmente efetiva, mediante a participação dos atores e autores envolvidos nesse processo, pois a partir do momento que a escola se preocupa com a inclusão e os professores respeitam e entendem as especificidades de cada aluno o processo de inclusão se torna algo natural. Desse modo, a inclusão passa a ser um processo de transformação das escolas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleInclusão escolar de um aluno autista : o processo de ser e estar incluídopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T13:21:02Z-
dc.date.available2019-03-19T13:21:02Z-
dc.date.submitted2018-07-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21655-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to investigate the process of inclusion of students with autism in regular classrooms in an inclusive school in the Federal District. Its objective is to identify how the school and teachers prepare for the inclusion process. The research develops from a qualitative approach, semi-structured interviews, participant observation and through the information gathered in the field diary. The guiding concepts used were based on theorists such as Carvalho (2010), Orrú (2012), Cavalcanti e Rocha (2001), Silva, Gaiato and Reveles (2012), Mantoan (2003). The research intends to follow the pedagogical practice with students with autism, its insertion in the regular class and, therefore, approach how the inclusion process occurs. It is considered from the research that the inclusion in the school space will only be truly effective, through the participation of the actors and authors involved in this process, since once the school is concerned with inclusion and the teachers respect and understand the specificities of each student the inclusion process becomes something natural. In this way, inclusion becomes a process of transformation of schools.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons