Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndreFilipeDeOliveiraFernandes_tcc.pdf533,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vida Candanga : os trabalhadores na construção de Brasília e o massacre da GEB de 1959 : a memória como um campo de disputas
Autor(es): Fernandes, André Filipe de Oliveira
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Candangos
Brasília (DF) - construção
Brasília (DF) - história
Memória
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 20-Mar-2019
Referência: FERNANDES, André Filipe de Oliveira. Vida Candanga: os trabalhadores na construção de Brasília e o massacre da GEB de 1959: a memória como um campo de disputas. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda a vida dos trabalhadores que vieram construir a então nova capital do país nos anos 1950. Trabalhadores de todas as partes do Brasil viveram em condições de vida precária com jornadas de trabalho que duravam de 14 a 16 horas por dia. Nessa realidade não divulgada pela memória oficial diversos acontecimentos pouco divulgados tomaram parte desse cotidiano. Dentre eles nos deteremos no massacre que aconteceu no acampamento da construtora Pacheco Fernandes Dantas no dia 8 de Fevereiro de 1959. O episódio é rodeado de diversas especulações quanto ao número de mortos, além de ser um palco de disputa entre a memória oficial que tenta sufocar a dos candangos que tem como arma apenas os seus depoimentos orais sobre o acontecido. Brasília é comumente conhecida por seus traços modernos, além de ter sido o sonho de diversas gerações de políticos e personalidades, que somente pôde ser concretizado durante o governo de Juscelino Kubitschek com o lançamento da Meta- Síntese em seu plano de desenvolvimento para o país. O massacre mancha a imagem imaculada da Capital e por isso foi rapidamente abafado e esquecido pelo tempo. Dessa forma, foi objetivo desse trabalho tirar essa memória do esquecimento e confrontá-la com a hegemônica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2018.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.