Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsabelaPirangiBarbosa_tcc.pdf2,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O que as crianças contam nos vídeos do Youtube : o processo de letramento em contexto multimodal
Autor(es): Barbosa, Isabela Pirangi
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Educação de crianças
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Mar-2019
Referência: BARBOSA, Isabela Pirangi. O que as crianças contam nos vídeos do Youtube: o processo de letramento em contexto multimodal. 67 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A infância contemporânea possui mudanças crescentes e desafiadoras em relação aos adultos. As tecnologias da informação acopladas à internet têm provocado e permitido que as crianças adquiram conhecimentos de forma diferenciada e indiscriminada na sociedade atual. Esse trabalho possui como temática o que as crianças falam nos vídeos do YouTube, enfatizando esse espaço-tempo diferenciado de produção e veiculação de narrativas. O trabalho teve como objetivo principal analisar os vídeos produzidos pelas crianças disponibilizados no YouTube. E como objetivos específicos :analisar as temáticas e os principais recursos linguísticos utilizados pelas crianças nos vídeos pesquisados; analisar o nível de exposição da imagem das crianças à luz dos documentos civis que representam marco regulatório para essa temática; analisar a presença da família, amigos ou outros participantes nas construções; e, por fim, analisar as características e individualidades de cada canal, ou seja, os perfis dos seguidores, o consumismo na infância, as produções manuais, o vocabulário, a fluidez na linguagem, a desenvoltura de cada criança e a linguagem da internet, conhecida como o “internetês”. O referencial teórico fixou-se nos estudos da linguagem na contemporaneidade, a alfabetização, o letramento e textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que teve como base de informações a plataforma do YouTube. Após a identificação, seleção e análise dos vídeos de três crianças Youtubers, com idade entre 9 a 10 anos, que possuem grande número de visualizações e de seguidores de seus vídeos, percebeu-se a relevância da aproximação do adulto, em especial, do pedagogo, a esses contextos de produção de narrativas infantis, tendo em vista a complexidade e potencial para a aprendizagem presentes nesse espaço-tempo.
Abstract: Contemporary childhood has increased its changes and challenges in relation to adults. Information technologies coupled with the Internet have provoked and allowed children to obtain knowledge in a differentiated and indiscriminate way today. Therefore, this senior thesis has as its theme what children talk about in YouTube videos, emphasizing this differentiated space-time of production and placement of narratives. The main goal of the work is to analyse the videos produced by children on YouTube. And as specific objectives: analyse the themes and main linguistic resources used by children in the videos surveyed; to analyse the level of exposure of the children's image in the light of the civil documents that represent a regulatory framework for this issue; analyse the presence of family, friends or other participants in the construction; and finally, to analyse the characteristics and individualities of each channel, that is, the profiles of followers, consumerism in childhood, manual productions, vocabulary, fluency in language, each child's resourcefulness and the language of the internet, known as the Internet. The theoretical reference was fixed in the studies of language in contemporaneity, literacy, and multimodal texts. This is a qualitative research, of exploratory nature, that was based on information the YouTube platform. After identifying, selecting and analysing the videos of three child-Youtubers, aged between 9 and 10 years, who have a large number of views and followers of their videos, it was noticed the relevance of the approach of the adult, especially the pedagogue, to these contexts of children's narrative production, given the complexity and potential for learning present in this space-time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons