Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielleGomesOliveira_tcc.pdf580,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A busca de uma identidade nacional : por meio do discurso político intelectual do Estado Novo (1941-1942)
Autor(es): Oliveira, Gabrielle Gomes
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Identidade nacional
Cultura política
Intelectuais e política
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: OLIVEIRA, Gabrielle Gomes. A busca de uma identidade nacional: por meio do discurso político intelectual do Estado Novo (1941-1942). 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca compreender a formação da identidade nacional como um discurso de legitimação do projeto ideológico do Estado Novo, tendo como base os discursos produzidos pelos intelectuais e políticos na revista Cultura Política- Revista de Mensal de Estudos Brasileiro editada a partir de 1941 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP como uma revista oficial das diretrizes ideológicas do regime. Ao longo do trabalho será analisado, o papel dos intelectuais e da propaganda como formadores de opinião sobre o regime e seu chefe de governo, com objetivo de criar uma identidade nacional brasileira.
Abstract: The present work seeks to understand the formation of the national identity, as a discourse of legitimation of the Estado Novo produced by the intellectuals and politicians in the magazine Cultura Política - Revista de Mensal de Estudos Brasileiro, produced in 1941 by the Department of Press and Propaganda-DIP, as an official magazine of the regime's ideological guidelines. Throughout the work will be analyzed, the role of intellectuals and propaganda as opinion makers about the regime and its head of government, with the goal of creating a Brazilian national identity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.