Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AemersonJanuarioDaSilva.pdf606,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFiuza, Gisela Demo-
dc.contributor.advisorGonçalves, Rose Mary-
dc.contributor.authorSilva, Aemerson Januário da-
dc.identifier.citationSILVA, Aemerson Januário da. Comprometimento organizacional: nível de comprometimento em uma agencia de varejo de uma instituição financeira. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractVários estudos têm sido feitos a fim de buscar explicações sobre os vínculos existentes entre empregado e organização e assim ajudar-las a encontrarem soluções e estratégias para garantir melhores níveis de comprometimento. E consenso entre os autores que um alto nível de comprometimento por si só não é garantia de sucesso, más sim que funcionários comprometidos são mais envolvidos e doam mais de si a fim de alcançar os objetivos da organização. A pesquisa foi realizada em um agencia de uma instituição financeira de grande porte buscando saber o nível de comprometimento dos funcionários. O foco do estudo foi identificar o nível de Comprometimento Organizacional nas três dimensões proposta por Meyer e Allen: afetiva, calculativa e normativa, identificando e comparando entre os diversos nichos sócios demográficos os níveis que os funcionários estão comprometidos com a organização. A analise foi bibliográfica e documental e exploratória por meio de questionários, onde os dados foram tratados com uso de estatística descritiva simples, com médias, desvios-padrão e gráficos. Os resultados foram positivos, pois se observou melhores níveis de comprometimento afetivo e os indivíduos com mais comprometimento afetivo são responsáveis por menores taxas de rotatividade, absenteísmo e intenção de sair da empresa além possuírem melhores indicadores de desempenho. Assim, identificando de acordo com o perfil sócio demográfico os funcionários que são menos comprometidos com a organização é possível buscar ações neste nicho específico a fim de que este possa ter alcançar melhores níveis de comprometimento e assim trazerem melhores resultados para empresa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComprometimento organizacionalen
dc.subject.keywordComportamento organizacionalen
dc.subject.keywordMotivação no trabalhoen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhoen
dc.titleComprometimento organizacional : nível de comprometimento em uma agencia de varejo de uma instituição financeiraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-11-28T21:35:00Z-
dc.date.available2011-11-28T21:35:00Z-
dc.date.issued2011-11-28T21:35:00Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2169-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons