Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdf621,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
Autor(es): Matias, Douglas Albuquerque Brasil
Orientador(es): Klemi, Albene Miriam Menezes
Assunto: Cangaço
Historiografia
Cinema - aspectos sociais
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: MATIAS, Douglas Albuquerque Brasil. A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto: apontamentos de uma leitura historiográfica. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente artigo tem como proposta realizar um exercício de análise historiográfica sobre o cangaço na seara da filmografia, precisamente sobre sua representação no filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, datado de 1953 e marco na historiografia do cinema brasileiro sobre esse gênero cinematográfico. Para concretizar essa intenção, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma análise do filme em foco. A base conceitual e de conteúdo sobre o cangaço buscou lastro nos ensinamentos de autores como Rui Facó (1963), Maria Isaura de Queiroz (1986), Eric Hobsbawm (1976), Bernardo Pericás (2010) e Billy Chandler (1981). Sobre o cinema como objeto de estudo e fonte histórica ancorou-se, principalmente, nos postulados de Marc Ferro (1975), Robert Rosenstone (2015) e de Marcos Napolitano (2008). Valeu-se, também, das reflexões de Cornelius Castoriadis (1986) sobre representação - o real, significante, e suas relações com os seus significados, representações, significações. Conclui-se que, apesar de algumas licenças poéticas que saltam aos olhos, como o cenário de far west para representar o sertão nordestino e empregadas junto aos cangaceiros, Victor Lima Barreto, produtor e roteirista, produziu uma obra que mostrou de forma aproximada a realidade de como o cangaço tratava os seus opositores e, principalmente, como a hierarquia estava construída no sertão nordestino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.