Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21753
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaReis_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração sem fronteiras : experiências de intercâmbio internacional de estudantes universitários oriundos do ensino médio público
Autor(es): Reis, Jéssica
Orientador(es): Weller, Wivian
Assunto: Intercâmbio educacional
Ensino superior
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Abr-2019
Referência: REIS, Jéssica. Geração sem fronteiras: experiências de intercâmbio internacional de estudantes universitários oriundos do ensino médio público. 2018. 160 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo se insere no grupo de pesquisa Gerações e Juventudes (GERAJU) e teve como objetivo conhecer o perfil dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB), oriundos do ensino médio público, que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), representando apenas 13,99% do total de bolsistas do estudo e os resultados da pesquisa “Gerações sem fronteiras”, desenvolvida por Weller (2015-2016). Da mesma forma, buscou-se analisar a trajetória escolar dos bolsistas, suas experiências no exterior e as contribuições do intercâmbio para as suas vidas. Para o cumprimento destes objetivos, foram realizadas duas pesquisas. Na primeira fase de abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário on-line, enviado a 2.117 bolsistas da UnB, dos quais 87 atenderam ao requisito de ser estudante oriundo de escola pública durante o ensino médio e responderam ao questionário. Os resultados da primeira fase, revelam que o programa CsF privilegiou um determinado perfil de estudante oriundo do ensino médio público, uma vez que a minoria possui uma trajetória escolar e familiar diferenciada. Constatou-se também que as maiores contribuições do intercâmbio giram em torno da aprendizagem para a vida pessoal e profissional. Na segunda fase da pesquisa, buscou compreender as orientações coletivas de jovens universitários oriundos de escolas públicas do ensino médio e que fizeram intercâmbio, no intuito de avançarmos no entendimento sobre as contribuições da experiência no exterior para suas perspectivas de futuro. De abordagem qualitativa, nessa fase foram realizados 4 grupos de discussão, que após transcrição, foram analisados segundo o Método Documentário, a saber: interpretação formulada e interpretação refletida (BOHNSACK; WELLER, 2013). Os resultados da pesquisa revelam que o intercâmbio foi um divisor de águas na vida dos jovens universitários, contribuindo de forma significativa na ampliação de visões de mundo, nos projetos de futuro e no despertar o desejo de ser protagonista da transformação da realidade brasileira.
Abstract: En este estudio se adentró en el grupo de investigación Generaciones y Juventudes (GERAJU) y tuvo como objetivo conocer el perfil de los estudiantes de la Universidad de Brasilia (UnB), provenientes de la educación secundaria, que participaron del programa Ciencia sin Frontera (CsF), representando solo el 13,99% del total de becados del estudio y resultados de la investigación, “Generaciones sin Fronteras”, desarrollada por Weller (2015-2016). De la misma forma, se buscó analizar la trayectoria escolar de los becados, sus experiencias en el exterior y las contribuciones del intercambio para sus vidas. Para el cumplimiento de estos objetivos, se realizaron dos investigaciones. En la primera fase de abordaje cuantitativo, fue aplicado un cuestionario online, enviado a 2.117 becados de la UnB, de los cuales 87 atendieron al requisito de ser estudiante proveniente de la escuela pública durante la enseñanza y respondieron al cuestionario. Los resultados de la primera fase, revelaron que el programa CsF, privilegió un determinado perfil de estudiante proveniente de la secundaria, una vez que la minoría poseía una trayectoria escolar y familiar diferenciada. Se constató también que las mayores contribuciones del intercambio giran en torno del aprendizaje para la vida personal y profesional. En la segunda fase de la investigación, se buscó comprender las orientaciones colectivas de los jóvenes universitarios provenientes de escuelas públicas de la enseñanza media y que hicieron intercambio, en el objetivo de avanzarnos en el entendimiento sobre las contribuciones de la experiencia en el exterior para sus perspectivas de futuro. De la fase del abordaje cualitativo, fueron realizados 4 grupos de discusión, que después de la transcripción, fueron analizados de acuerdo al método documentario a saber: interpretación formulada e interpretación reflexionada (BOHNSACK; WELLER, 2013). Los resultados de la investigaciónrevelaron que el intercambio fue un divisor de aguas en la vida de los jóvenes universitarios, contribuyendo de forma significativa en la ampliación de visiones del mundo, en los proyectos y en el despertar el deseo de ser protagonista de la transformación de la realidad brasilera.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons