Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabellaDaSilvaSouza_tcc.pdf168,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Leonardo Lamas Leandro-
dc.contributor.authorSouza, Isabella da Silva-
dc.identifier.citationSOUZA, Isabella da Silva. Comparação dos estados emocionais de jovens atletas com e sem acompanhamento psicológico. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO estado emocional de atletas de alto rendimento é um fator decisivo para os resultados esportivos, assim como seu nível de motivação. Considerando-os essenciais para o desempenho, o objetivo geral desse estudo é verificar se o acompanhamento psicológico influencia o estado emocional e a motivação de jovens atletas de alto rendimento. Para tal, analisamos a) as diferenças na percepção do clima motivacional; b) as diferenças nos aspectos da motivação intrínseca; c) as tendências cooperativas e os níveis de socialização entre atletas, colegas e treinadores e d) outros tipos de possíveis correlações entre essas variáveis, o sexo, a idade e o tempo de treinamento dos atletas. Para monitorar as variáveis necessárias, foram escolhidos: o Inventário de Motivação Intrínseca, o Questionário de Percepção do Clima Motivacional e um questionário semiaberto desenvolvido pelos pesquisadores, todos os itens respondidos pela amostra de 18 atletas com faixa etária média de 11,27 anos (+/-0,75). Não houve diferença significativa para as respostas do IMI e PMCSQ- 2 entre os grupos, porém, as respostas do questionário semiaberto parecem dizer que atletas que possuem acompanhamento psicológico são mais felizes com o ambiente e métodos do treinamento quando comparados à atletas que não possuem qualquer tipo de acompanhamento. Saber quais são os fatores motivadores e desmotivadores para cada atleta é fundamental para escolha da melhor estratégia de aumento de desempenho por parte dos treinadores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtletaspt_BR
dc.subject.keywordEsportes - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.titleComparação dos estados emocionais de jovens atletas com e sem acompanhamento psicológicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-10T11:54:02Z-
dc.date.available2019-04-10T11:54:02Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21780-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons