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Título: Opiniões sobre políticas estudantis : os efeitos de associar uma proposta a um político
Autor(es): Diniz, Maria Luíza
Orientador(es): Gramacho, Wladimir Ganzelevitch
Assunto: Opinião pública
Temer Lulia, Michel Miguel Elias, 1940- política e governo
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 17-Abr-2019
Referência: DINIZ, Maria Luíza. Opiniões sobre políticas estudantis: os efeitos de associar uma proposta a um político. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta monografia descreve os resultados de um experimento online que buscou investigar os efeitos que o apoio de um político impopular pode ter sobre a aprovação de uma proposta de política pública. Para isso, o experimento utilizou textos descritivos de políticas públicas educacionais que ora foram associadas ao nome do presidente Michel Temer, ora não. De acordo com dados do Instituto Datafolha (2018) o presidente era rejeitado em abril de 2018 por 70% da população e por apenas 6%. Diferente do esperado, a associação da política pública ao seu nome não influenciou de forma negativa no nível de aprovação à proposta por parte dos respondentes. A pesquisa contou com 349 respondentes distribuídos aleatoriamente em quatro grupos com tratamentos diferentes, sendo em maioria estudantes universitários em nível de graduação.
Abstract: This article describes the results of an experiment that aimed to investigate if the association of a public policy with a politician generates effects on public opinion on the policy. For this, the experiment used texts that describe some public educational policies associated to the name of the brazilian president Michel Temer. According to data from the Instituto Datafolha (2018) the president has a rejection of 70% of the population and approval of only 6%. Against expectations, to associate Michel Temer with public policy did not negatively influenced in the level of favorability to the proposal. The survey had 353 completed responses that were randomly applied to the control group.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
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