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Título: Comunicação e gênero no século XXI : uma análise de revistas científicas brasileiras (2000 - 2018)
Autor(es): Martins, Yara de Oliveira
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Comunicação - aspectos sociais
Relações de gênero
Publicações científicas
Feminismo
Gênero - relações
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 17-Abr-2019
Referência: MARTINS, Yara de Oliveira. Comunicação e gênero no século XXI: uma análise de revistas científicas brasileiras (2000 - 2018). 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar abordagem temática de Gênero nas produções científicas brasileiras na área da Comunicação. Para isso, utilizou-se a metodologia Estado da Arte. Foi realizado levantamento bibliográfico e análise da produção acadêmica sobre Comunicação e Gênero em três das mais importantes revistas científicas brasileiras da área: Revista da Intercom, E-Compós e Brazilian Journalism Research, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2018. Foram analisados os títulos, as palavras-chaves e resumos de 1.327 artigos publicados no período delimitado da pesquisa. Destes, foram identificados apenas 58 (4,37%) artigos relacionados ao tema de Gênero. Por meio do próprio processo de levantamento da bibliografia, foram criadas quatro categorias de análise: 1) Comunicação e relações de Gênero, 2) Mídia Impressa e relações de Gênero; 3) Mídia Audiovisual e relações de Gênero e 4) Mídia Alternativa e relações de Gênero. A partir da discussão realizada infere-se a relevância dos estudos de Gênero para a produção de conhecimento no campo da Comunicação. Conclui-se que mesmo com a notória ascensão da temática de Comunicação e relações de Gênero nos últimos anos, as publicações de artigos científicos nas revistas científicas brasileiras ainda são incipientes. Aponta-se a necessidade da área de Comunicação consolidar este Campo de Pesquisa no Brasil, repensando suas práticas e principalmente se comprometendo com uma comunicação humanizada e inclusiva em defesa dos direitos humanos, com ênfase nos direitos das mulheres.
Abstract: This work aims to analyze the thematic approach of gender in the Brazilian scientific productions in the area of Communication. For this, the State of Art methodology was used. A bibliographic survey and analysis of the academic production on Communication and Gender was carried out in three of the most important Brazilian scientific journals of the area: Intercom, E-Compós and Brazilian Journalism Research, from January 2000 to December 2018. We analyzed the titles, keywords and abstracts of 1,327 articles published in the delimited period of the research, of these were identified only 58 (4.37%) articles related to the theme of Gender. Through the process of collecting the bibliography, four categories of analysis were created: 1) Communication and Gender Relations; 2) Printed Media and Gender Relations; 3) Audiovisual Media and Gender Relations; and 4) Alternative Media and Gender Relationships. From the discussion carried out, it is inferred the relevance of the studies of Gender for the production of knowledge in the field of Communication. It is concluded that even with the notorious rise of the topic of Communication and Gender relations in recent years, the publications of scientific articles in Brazilian scientific journals are still incipient. It is pointed out the need of the Communication area to consolidate this Field of Research in Brazil, rethinking its practices and mainly committing itself to a humanized and inclusive communication in defense of human rights, with emphasis on the rights of women.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2018.
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