Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VanessaDeAraujoCarvalho_tcc.pdf13,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração de manual de poda de árvores em área urbana
Autor(es): Carvalho, Vanessa de Araújo
Orientador(es): Pastore, Júlio Barêa
Assunto: Arborização das cidades
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 26-Abr-2019
Referência: CARVALHO, Vanessa de Araújo. Elaboração de manual de poda de árvores em área urbana. 2018. 177 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo elaborar um manual de podas de árvores em áreas urbanizadas que fosse simples, prático e didático para auxiliar àqueles que realizam o serviço público de poda. A poda é uma prática de manejo antiga, que visa uniformizar as árvores esteticamente e contribuir para o seu desenvolvimento. É uma operação perigosa, que exige cuidado, já que pode causar acidentes e danos às árvores caso realizada de forma inadequada. A manutenção da arborização nas áreas verdes de Brasília e entorno compete à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), empresa estatal do Distrito Federal. A elaboração do referido manual baseou-se em entrevistas a funcionários da empresa acerca do serviço. Produzimos um diagnóstico analítico e listamos as principais dificuldades enfrentadas atualmente na atividade de poda. Constatamos a insuficiência no número de funcionários para suprir a demanda de serviços, divergência no grau de instrução das equipes executoras no que concerne às técnicas de poda, a escassez de equipamentos e ferramentas para a execução dos serviços, e a falta de fiscalização durante as operações de corte. Observamos que a carência de cursos de reciclagem oferecidos aos funcionários pode ser suprida mediante parcerias com a academia, envolvendo sobretudo profissionais das áreas de Engenharia Florestal e Agronomia. Para reverter o atual quadro da manutenção e arborização de Brasília, sugerimos finalmente integrar os membros da comunidade como agentes responsáveis pelo zelo e proteção das árvores.
Abstract: El presente trabajo tuvo como objetivo elaborar un manual de poda de árboles en áreas urbanizadas que fuera sencillo, práctico y didáctico para ayudar a quienes realizan el servicio público de poda. La poda es una antigua práctica de manejo forestal que tiene como objetivo uniformar la estética de los árboles y contribuir a su desarrollo. Es una operación peligrosa, que requiere cuidados, ya que puede causar accidentes y daños a los árboles si se realiza de forma inadecuada. El mantenimiento de la forestación en las áreas verdes de Brasilia (capital federal) y sus alrededores es responsabilidad de la empresa estatal Companhia de Urbanização da Nova Capital do Brasil (Novacap). La elaboración de este manual se basó en entrevistas con empleados de la empresa acerca del servicio. Realizamos un diagnóstico analítico y enumeramos las principales dificultades a las que se enfrenta actualmente la actividad de poda. Observamos la insuficiencia en el número de empleados para satisfacer la demanda de servicios, las divergencias en el nivel de instrucción de los equipos ejecutores en cuanto a las técnicas de poda, la escasez de equipos y herramientas para la ejecución de los servicios, y la falta de supervisión durante las operaciones de tala. Observamos que la falta de cursos de reciclaje ofrecidos a los empleados puede ser superada a través de asociaciones con la academia, involucrando principalmente a profesionales en las áreas de Ingeniería Florestal y Agronomía. Para cambiar el marco actual de mantenimiento y forestación en Brasilia, sugerimos integrar a los miembros de la comunidad como agentes responsables del celo y la protección de los árboles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons