Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaMatterDosSantos_tcc.pdf742,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados ao diagnóstico de hipertensão arterial : uma aplicação de regressão logística multinível
Autor(es): Santos, Bruna Matter dos
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Hipertensão arterial
Regressão multinível (Estatística)
Regressão logística (Estatística)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Abr-2019
Referência: SANTOS, Bruna Matter dos. Fatores associados ao diagnóstico de hipertensão arterial: uma aplicação de regressão logística multinível. 66 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A hipertensão arterial, por ser identificada como a causa de grande parcela das doenças cardiovasculares que têm levado muitos brasileiros a óbito, tornou-se um fator de risco que pode ser determinante em alavancar diversos problemas de saúde. Diversos estudos têm mostrado que os determinantes nas condições de saúde de uma população são resultado de características individuais combinadas a influência de fatores ambientais. Dessa forma, neste trabalho, foram estudados os fatores associados ao indivíduo e ao município em que ele vive, na ocorrência de hipertensão arterial, dos moradores da Região dos Pireneus com base nos dados da amostra de domicílios da Pesquisa Ambiente & Saúde. A análise foi realizada utilizando um modelo logístico multinível dada a estrutura hierárquica dos dados e por buscar identificar as variáveis associadas ao município (maior nível hierárquico) e ao indivíduo (menor nível hierárquico) no modelo que prediz o diagnóstico de pressão alta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons