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2018_SarahPimentelFerreira_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Alberto Marques-
dc.contributor.authorFerreira, Sarah Pimentel-
dc.identifier.citationFERREIRA, Sarah Pimentel. Animações como tradutoras de contextos socioculturais: uma análise do filme Robôs. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz uma análise do filme Robôs na intenção de identificar de que forma é possível construir e refletir contextos socioculturais dentro de uma animação infantil, sendo capaz de se comunicar também com o público adulto, a partir da relação com a suas próprias vivências e experiências sociais. Dessa forma, o estudo aborda um panorama a respeito dos Estudos Culturais e uma visão acerca das animações e das estruturações narrativas, visando identificar como se entende as questões socioculturais na sociedade e a maneira como elas podem ser observadas e construídas em um filme por meio de características narrativas. Se trata de uma análise fílmica com uma metodologia de categorização, responsável pela identificação de seis categorias socioculturais refletidas no filme, legitimando-se por meio de pesquisas bibliográficas e processos de inferências e subjetivações. As categorias analisadas, por meio da indicação de três características narrativas majoritariamente utilizadas para construção dos processos socioculturais do filme, resultam na identificação de diversos pontos sociais e culturais que fazem referência à nossa sociedade, como a capacidade de reflexão de estruturações hierárquicas e organizacionais, além de críticas sociais e ações cotidianas. O que também permitiu a possibilidade de reflexões sociais em relação ao tipo de sociedade existente, dominada por grandes mercados em um sistema capitalista voraz.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.keywordCinema - análisept_BR
dc.titleAnimações como tradutoras de contextos socioculturais : uma análise do filme Robôspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T11:35:06Z-
dc.date.available2019-05-08T11:35:06Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21970-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research analyses the movie Robots seeking to identify how it can construct and reflect social-cultural contexts into a children’s animation film, being also able to communicate with the adult audience, based on the relation with their own living and social experiences. Thus, this study makes an overview about Cultural Studies, a full vision of the animations and the narrative structures, trying to identify how socialcultural issues are understood in the society and how they can be observed and developed in a film using narrative features. It comes from a film analyses with a categorization method, responsable for the detection of six social-cultural categories in the film, using bibliographical research and inference and subjectivation processes. The analysed categories, through the indication of three narrative features mostly used for the social-cultural construction in the film, show the identification of many social and cultural points that reflects our society, as the capacity of reveal hierarchic and organizational structures, beyond social critique and daily actions. That also contributes to the possibility to make social reflections about the kind of society we have, controlled by big markets into a greedy capitalism system.pt_BR
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