Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasFerreiraCruvinel_tcc.pdf457,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da ocupação aos conselhos : notas etnográficas sobre a ação política estudantil na UnB
Autor(es): Cruvinel, Lucas Ferreira
Orientador(es): Teixeira, Carla Costa
Assunto: Movimentos estudantis
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Mai-2019
Referência: CRUVINEL, Lucas Ferreira. Da ocupação aos conselhos: notas etnográficas sobre a ação política estudantil na UnB. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo sobre movimentos sociais e suas relações com as instituições estatais são pontos de vasta reflexão entre pesquisadores. O presente trabalho pretende observar essas discussões e investigar a ação política do movimento estudantil em dois momentos distintos, o primeiro durante as ocupações de 2016 que ocorreram na Universidade de Brasília e o segundo a relação cotidiana entre os estudantes e os conselhos da administração superior da UnB. As situações vividas durante as ocupações e nas reuniões do Cepe, Cad e Consuni permitiram observar que não é possível separar ações políticas como ocupações, protestos e atos de ações construídas nas instituições e órgãos da UnB como os conselhos, colegiados, faculdades e institutos. O empreendimento etnográfico permitiu refletir, a partir da perspectiva estudantil, sobre as dinâmicas não apenas do movimento estudantil, mas entendê-lo em um contexto institucional de produção de sentidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21996
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons