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dc.contributor.advisorGramacho, Wladimir Ganzelevitch-
dc.contributor.authorBehnke, Emilly Ramos-
dc.identifier.citationBEHNKE, Emilly Ramos. Alterar e corrigir: o leitor e a credibilidade da notícia on-line. 2018. 63 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA prerrogativa de atualização do meio digital permite aos jornalistas praticarem um ritmo de produção mais acelerado, ainda que estimule erros no texto e apurações incompletas. As alterações feitas em uma notícia on-line após sua publicação, contudo, nem sempre são explícitas ao leitor. A internet diferente de outros meios de comunicação de massa possibilita recursos de atualização constantes e quase em tempo real. Baseado neste contexto, esta pesquisa buscou analisar, por meio de um experimento on-line, como as atualizações podem afetar a percepção de credibilidade do leitor de uma notícia on-line. Os resultados do estudo indicaram que apenas metade dos 224 participantes da pesquisa notou as informações de atualização. Mesmos os profissionais ou estudantes da área da comunicação não se atentaram para as atualizações do texto. De forma geral, os detalhes de atualizações não parecem afetar a percepção de precisão, veracidade/autenticidade ou de confiança de uma notícia on-line, segundo os resultados deste estudo. É possível concluir, portanto, que os recursos de atualização podem e devem continuar sendo utilizados, pois as atualizações aperfeiçoam o texto jornalístico on-line sem afetar a credibilidade percebida da mensagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordÉtica jornalísticapt_BR
dc.subject.keywordNotíciaspt_BR
dc.titleAlterar e corrigir : o leitor e a credibilidade da notícia on-linept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T13:01:01Z-
dc.date.available2019-05-28T13:01:01Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22030-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The prerogative of updating in the digital medium allows journalists to have a faster pace of production, although they stimulate errors in the text and incomplete information. Changes made to an on-line news article after its publication, however, are not always explicit to the reader. The internet, unlike other mass media, provides constant and almost real-time updates. Based on this context, this research aimed to analyze, through an on-line experiment, how updates can affect the credibility perception of the on-line news reader. The results of the study indicated that only half of the 224 survey participants noticed the update information. Even the professionals or students in the field of communication did not pay attention to the updates of the text. In general, the details of updates do not affect the perception of accuracy, authenticity or reliability of an online news article, according to the results of this study. It can therefore be concluded that updating instruments can and should continue to be used, for the updates perfect the on-line journalist text without affecting the perceived credibility of the message.pt_BR
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