Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaLeticiaDeMeloSilva_tcc.pdf2,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorSilva, Maria Letícia de Melo-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Letícia de Melo. Espelho, espelho meu: o culto ao corpo e a promoção de ideais de beleza no Instagram e os efeitos sobre a autoimagem corporal das mulheres. 2018. 141 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractCom foco no Instagram, plataforma de rede social que tem no Brasil a sua segunda maior base de usuários da rede, com 50 milhões de brasileiros ativos mensais, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a difusão de imagens a partir do fenômeno fitness nesta rede social e pesquisar como tal fator pode contribuir para a prática do culto ao corpo e a promoção de ideais de beleza feminina na contemporaneidade. Para tanto, será analisada também a construção histórica do corpo feminino com vistas a verificar a formação dos ideais de beleza da mulher desde a antiguidade até a sociedade contemporânea. Somado a isso, serão verificados os possíveis efeitos dessa difusão de imagens sobre a autoimagem corporal das mulheres que são expostas a este tipo de conteúdo a partir de uma pesquisa de campo tendo como corpus 15 estudantes do ensino superior, moradoras do Distrito Federal, com idade entre 18 e 24 anos, usuárias do Instagram. A metodologia empreendida baseia-se em uma análise qualitativa acerca dos possíveis reflexos do fenômeno estudado sobre a percepção das mulheres acerca dos seus próprios corpos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.titleEspelho, espelho meu : o culto ao corpo e a promoção de ideais de beleza no Instagram e os efeitos sobre a autoimagem corporal das mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T14:59:46Z-
dc.date.available2019-05-28T14:59:46Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22037-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons