Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielleFerreiraDeAssis_tcc.pdf506,48 kBAdobe PDFver/abrir
2018_DanielleFerreiraDeAssis_memorial.pdf671,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cobertura jornalística versus midiativismo : a disputa de narrativas da Ocupa UnB
Autor(es): Assis, Danielle Ferreira de Assis
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Movimentos estudantis
Ativismo digital
Imprensa e política
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 31-Mai-2019
Referência: ASSIS, Danielle Ferreira de Assis. Cobertura jornalística versus midiativismo : a disputa de narrativas da Ocupa UnB. 2018 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Mobilizações estudantis floresceram por todo o país em 2016, através da ocupação de escolas e universidades contra o congelamento de investimentos na educação, a Reforma do Ensino Médio e o projeto "Escola Sem Partido". Este artigo busca analisar o papel da comunicação ativista, em contraponto à cobertura da mídia tradicional, na ocupação da Universidade de Brasília (UnB). Para tal, foram considerados clipping de notícias e análise da página do Facebook da Ocupa UnB, além documentos públicos do movimento. Os resultados das análises mostram as diferenças de narrativa entre a cobertura jornalística da mídia tradicional e da comunicação da Ocupa UnB sobre o movimento, além de indicar como estratégias de midiativismo tiveram importante papel de organização de narrativas públicas sobre o próprio movimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons