Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ManoellaNathairNeriSantos_tcc.pdf3,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do ambiente socioeducacional na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes institucionalizados : um estudo no Haiti
Autor(es): Santos, Manoella Nathair Neri
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Socioeducação
Vulnerabilidade social
Sociologia educacional
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 31-Mai-2019
Referência: SANTOS, Manoella Nathair Neri. Efeitos do ambiente socioeducacional na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes institucionalizados: um estudo no Haiti. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso é feita uma análise de como o ambiente socioeducacional pode influenciar a perspectiva de futuro de crianças e adolescentes. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi realizada com crianças e adolescentes da Vila da Esperança, orfanato haitiano que passou por uma mudança de gestão em 2014, sendo agora gerido pela Igreja Batista da Flórida e pela Terceira Igreja Batista de Brasília. A pesquisa contempla dois momentos: em 2014, quando o orfanato estava sob gestão de um haitiano abusivo que privava as crianças e adolescentes internos de alimentação e habitação adequada; e em 2017, 3 anos após a mudança de gestão. A análise dos dados foi feita com base na teoria de Axel Honneth, importante sociólogo alemão que aborda as principais formas de reconhecimento do eu. Os resultados demonstram a validade prática da teoria de Honneth, indicando que as formas de reconhecimento, amor, direitos sociais e solidariedade influenciam positivamente na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons