Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RobertaDeOliveiraSousa_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação no bloco inicial de alfabetização
Autor(es): Sousa, Roberta de Oliveira
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Avaliação educacional
Alfabetização
Educação de crianças
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 31-Mai-2019
Referência: SOUZA, Roberta de Oliveira. Avaliação no bloco inicial de alfabetização. 2019. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que possui o objetivo de compreender o desenvolvimento da avaliação formativa no processo de alfabetização realizado por professores (as) do Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal. Para responder ao objetivo do trabalho foi estruturado três objetivos específicos: analisar as compreensões dos professores do Bloco Inicial de Alfabetização sobre avaliação formativa e sua prática; identificar os principais instrumentos avaliativos utilizados pelos professores do Bloco Inicial de Alfabetização e sua relação com a avaliação formativa; conhecer os desafios encontrados pelos professores do Bloco Inicial de Alfabetização na utilização da avaliação formativa. O trabalho foi fundamentado teoricamente com os teóricos: Villas Boas (2010), Hoffmann (2008), Luckesi (2011), Pereira (2008), Soares (2017), entre outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa de campo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada no ano de 2018, com sete professores que atuavam no Bloco Inicial de Alfabetização em uma escola localizada na Asa Norte, Plano Piloto de Brasília. Os resultados da pesquisa parecem demonstrar que os professores do BIA desenvolvem uma avaliação que caminha para a concepção formativa, mas que ainda necessita ser trabalhada para o alcance da sua finalidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons