Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarissaCamaraRodriguesBarros_tcc.pdf886,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorBarros, Larissa Câmara Rodrigues-
dc.identifier.citationBARROS, Larissa Câmara Rodrigues. A abordagem de gênero no currículo da educação infantil e suas implicações nas construções de identidades das crianças. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar como a escola aborda a identidade de gênero e suas implicações nas construções das identidades no contexto da Educação Infantil, pois se percebe que há pouca discussão sobre como é feita essa abordagem de identidade e se ela pode ou não interferir nas decisões das crianças. Para isto, são postos os seguintes objetivos: analisar a concepção de Gênero que está presente nos documentos curriculares que subsidiam a Educação Infantil; identificar como a escola aborda a identidade de gênero na proposta pedagógica e analisar como as práticas docentes podem influenciar a construção da identidade de gênero e o tratamento desigual das crianças. A fundamentação teórica foi subsidiada pelas principais autoras Guacira Lopes Louro e Nilma Lino Gomes. A metodologia foi feita por uma abordagem qualitativa baseada em estudo de caso numa perspectiva etnográfica. Para tanto, utilizamos análise documental e observação-participante. Ao longo do estudo, foi visto que alguns documentos norteadores traziam a concepção de gênero e outros não a citavam e a Proposta Pedagógica e as práticas pedagógicas se baseiam mais nos interesses particulares da escola e da professora do que nas diretrizes que esses documentos expõem para uma educação voltada para a dignidade da pluralidade humana.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA abordagem de gênero no currículo da educação infantil e suas implicações nas construções de identidades das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T11:33:11Z-
dc.date.available2019-06-04T11:33:11Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22096-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22096pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons