Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielaGamaMartins_tcc.pdf661,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política Nacional de Humanização no Hospital Universitário de Brasília : ações humanizadas no atendimento aos portadores do vírus HIV/AIDS do “Projeto Com-Vivência”
Autor(es): Martins, Gabriela Gama
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Humanização dos serviços de saúde
AIDS (Doença) - pacientes
Projeto Com-Vivência/HUB
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 10-Jun-2019
Referência: MARTINS, Gabriela Gama. Política Nacional de Humanização no Hospital Universitário de Brasília: ações humanizadas no atendimento aos portadores do vírus HIV/AIDS do “Projeto Com-Vivência”. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa consiste em contribuir para o Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília e tem como tema o atendimento humanizado prestado aos portadores do vírus HIV que participam do “Projeto Com-Vivência” do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Seu objetivo principal é averiguar como as ações do Hospital Universitário de Brasília têm garantido um atendimento humanizado às pessoas que vivem com HIV e participam do “Projeto Com-Vivência”, segundo as Diretrizes e Princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde. Para tal, se fará necessário a caracterização do que é um atendimento humanizado tanto para a PNH, quanto para o HUB e como estas ações estão sendo, de fato, implementadas. Para o alcance de tais objetivos, a pesquisa realizou entrevistas com a fundadora e coordenadora do Com-Vivência, Professora Eliane Seidl, com uma psicóloga que compõe o quadro de atendimento psicossocial e com duas estagiários do curso de Psicologia da Universidade de Brasília. Outrossim, se fez uso da observação participante que aconteceu em visitas ao Projeto e de pesquisas e análises documentais, disponibilizados pelo “Com-Vivência” e encontrados em sítios eletrônicos. O referencial teórico da pesquisa constitui-se de literatura sobre implementação de políticas públicas, humanização do atendimento, qualidade dos serviços e Gestão de Qualidade e Atendimento nos serviços públicos no Brasil. A pesquisa chegou à conclusão que o Hospital Universitário de Brasília assegura um atendimento humanizado às pessoas que vivem com o vírus HIV/aids (PVHA) a partir do “Projeto Com-Vivência”, permitindo sua autonomia de gestão. Ademais, foi-se constatado que atendimentos humanizados vão muito além do atendimento em si, é uma valorização da produção de saúde. Conclui-se que o “Projeto Com-Vivência” é um exemplo de serviço público de qualidade e excelência e que exerce atendimentos humanizados em acordo com a Política Nacional de Humanização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons