Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaLuizaLisboaDeAndrade_tcc.pdf446,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Audiências públicas como instrumento de participação social : o caso da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor - CTFC
Autor(es): Andrade, Ana Luíza Lisboa de
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Audiência pública
Processo legislativo
Participação social
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 10-Jun-2019
Referência: Andrade, Ana Luíza Lisboa de. Audiências públicas como instrumento de participação social: o caso da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor - CTFC. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Audiência Pública é um dos instrumentos possíveis para a participação da sociedade civil organizada nas esferas decisórias. No processo legislativo pode ser vista como a maneira mais concreta de participação social. Neste contexto, essas audiências são realizadas com o intuito de instruir projetos de lei junto às Comissões. Essa ação é prevista em legislação vigorante e dá validade a criação e/ou suplementação das leis. O propósito da pesquisa em questão foi averiguar a efetividade das audiências públicas realizadas na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), como instrumento de produção legislativa, ou seja, se as audiências públicas vêm contribuindo para a instrução de projetos de lei. Foi feita uma pesquisa descritiva, exploratória, documental e nos moldes da pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de caso para compreensão da pergunta de pesquisa. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa no site do Senado Federal, arquivos físicos e digitais da Comissão, observação participante e entrevistas com a equipe de trabalho e com A assessoria parlamentar. A análise dos dados permitiu observar que a Comissão analisada pode melhorar em aspectos ligados a participação social nas audiências públicas, bem como o próprio Senado Federal, que ainda possui limitações no sentido da inserção popular em suas ações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons