Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2223
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KarinaMartinsdeSouza.pdf557,23 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Vera Lucas de-
dc.contributor.authorSouza, Karina Martins de-
dc.identifier.citationSOUZA, Karina Martins de. O professor como mediador no processo de compreensão. 2011. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractA leitura é parte essencial do processo de ensino e aprendizagem, e por isso merece atenção e dedicação dos educadores. O trabalho disserta sobre algumas estratégias que podem ser utilizadas pelo professor durante a leitura de textos em sala de aula, colaborando para a compreensão efetiva do texto. O que se busca com essa discussão é que os professores se conscientizem do seu papel de mediador fazendo com que os alunos perpassem os níveis de leitura buscando um objetivo final que é despertar nesses alunos a capacidade que cada um deles tem de fazer a leitura avaliativa dos textos, ou seja, de construírem uma postura critica. O processo de compreensão leitora deve obedecer algumas etapas, que começa com uma leitura mais simples e chega à leitura avaliativa, permitindo que os alunos sejam capazes de construir novos conhecimentos e colocando-os em prática em seu cotidiano se tornem sujeitos cada vez mais letrados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLeitura - educaçãoen
dc.subject.keywordCompreensão na leituraen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleO professor como mediador no processo de compreensãoen
dc.title.alternativeO professor como mediador no processo de compreensão leitoraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-03T19:16:05Z-
dc.date.available2012-01-03T19:16:05Z-
dc.date.issued2012-01-03T19:16:05Z-
dc.date.submitted2011-01-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2223-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Reading is an essential part of teaching and learning process, and therefore deserves attention and dedication of educators. The paper talks about some strategies that can be used by the teacher during the reading of texts in the classroom, contributing to effective understanding of the text. What is being sought through this discussion is that teachers become aware of its paper of mediator making the students reading levels pervade seeking an ultimate goal which is to awaken the ability in these students that they each have to make the evaluativety reading of texts, ie to build a critical stance. The process of reading comprehension must obey certain steps, beginning with a more simple reading and get to reading evaluativety, enabling students to be capable to build new knowledge and putting them into practice in their daily lives become increasingly literate subjects.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.2223pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons