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Título: Educação patrimonial no âmbito escolar : uma análise dos materiais didáticos fornecidos pelo governo para as escolas estaduais de São Paulo em 2014/18
Outros títulos: Educational heritage in the school : an analysis of the educational materials provided by the government for São Paulo state schools in 2014/18
Autor(es): Soares, Flávia Scandar
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Patrimônio cultural
Currículo escolar
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Ago-2019
Referência: SOARES, Flávia Scandar. Educação patrimonial no âmbito escolar: uma análise dos materiais didáticos fornecidos pelo governo para as escolas estaduais de São Paulo em 2014/18. 2018. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, São Paulo-SP, 2018.
Resumo: Esta pesquisa visa analisar o currículo estadual de São Paulo, oficial desde 2009, a materialidade do suporte didático deste programa desenvolvido em colaboração com a Fundação Vanzolini, e o conteúdo referente a Educação Patrimonial. Diante disto, a análise da materialidade das apostilas tem como aporte teórico Circe Bittencourt, Roger Chartier e Thiago Figueira Boim, compreendendo os Cadernos do Aluno como suporte de conhecimento proposto, instrumento de controle da prática docente e aprendizado discente e, por fim, um material regido pelos protocolos de leitura. Outro aspecto a ser analisado, é o conteúdo sobre a Educação Patrimonial e como surge no currículo do São Paulo Faz Escola. O interesse por estes temas decorre da noção de currículo como discurso de poder, saber e formação de identidade e também do entendimento da escola como meio de convivência social, heterogeneidade das instituições de ensino e pelos desafios vividos pelo professor no dia-a-dia de seu oficio.
Abstract: This research aims to analyze the state curriculum of São Paulo, official since 2009, the materiality of the didactic support of this program developed in collaboration with the Vanzolini Foundation, and the content referring to the history of Heritage Educational. Therefore, the analysis of the materiality of the handouts has as theoretical contribution Circe Bittencourt and Roger Chartier, comprising the Student and Teacher's Notebooks as a support of proposed knowledge, an instrument of control of teaching practice and student learning and, finally, a regulated material reading protocols. Another aspect to be analyzed is the content about the Heritage Educational and how it appears in the curriculum of „São Paulo Faz Escola‟. The interest in these themes stems from the notion of curriculum as a discourse of power, knowledge and identity formation and also from the understanding of the school as a means of social coexistence, heterogeneity of educational institutions and the challenges faced by the teacher in the day to day his office.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos-SP.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22303
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