Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarianaDuarteAmorim_tcc.pdf3,63 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Antenor Ferreira-
dc.contributor.authorAmorim, Mariana Duarte-
dc.identifier.citationAMORIM, Mariana Duarte. Recriação e curadoria: relato de uma experiência artística realizada por alunos do ensino fundamental e médio. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos-SP.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, relato a experiência de uma curadoria idealizada a partir da perspectiva de alunos do ensino fundamental e médio. Durante as aulas de Arte ministradas, foi promovida a (re)criação, pelos alunos, de algumas obras de arte ao estilo cubista. Estas obras produzidas foram, posteriormente, analisadas em classe com intuito de refletir sobre uma experiência de ação curatorial. A ação educativa pautada na curadoria foi planejada para uma exposição hipotética; todavia, o objetivo foi compreender os critérios ou motivos adotados pelos alunos para a seleção de obras que comporiam essa exposição fictícia. Assim, este estudo de caso promoveu um melhor embasamento para refletir sobre aspectos ligados à educação e patrimônio artístico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordExpressão artísticapt_BR
dc.titleRecriação e curadoria : relato de uma experiência artística realizada por alunos do ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T13:39:35Z-
dc.date.available2019-08-29T13:39:35Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22348-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In this work, I describe the experience of a curatorship planned from the perspective of elementary and high-school students. During the Art classes offered, the students were asked to (re)create some Cubist-like style works of art. Following, these works produced were analysed in the classes with the intention of reflecting about the action of accomplishing a curatorship. This educational action based on a curatorship was planned for a hypothetical exposition. However, the objective was to understand the criteria or motives adopted by the students for the selection of works that would compose this fictitious exhibition. In this way, this study-case research promoted a better foundation to reflect on aspects related to education and artistic heritage.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons