Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NataliaMariaRibeiroDeSouza_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A literatura de cordel e a xilogravura como ferramentas de aprendizagem no ensino da arte-educação
Autor(es): Souza, Natalia Maria Ribeiro de
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Xilogravura
Literatura de cordel brasileira
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Ago-2019
Referência: SOUZA, Natalia Maria Ribeiro de. A literatura de cordel e a xilogravura como ferramentas de aprendizagem no ensino da arte-educação. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem a finalidade de conhecer a história do cordel e também relacionar com a história de Brasília. Pois muitos nordestinos que migraram para o Distrito Federal não voltaram para à sua terra natal e aqui constituíram família. Dessa forma percebe-se que é uma história ainda muito presente. Por isso o estudo propõe apontar possibilidades de abordar o cordel dentro do ensino das Artes Visuais, com o intuito de contribuir com os educandos na possibilidade de que reconheçam a arte como um meio de construção de identidade. Assim sendo, para além do campo teórico, foi realizada uma oficina de xilogravura com alunos do de uma escola da rede pública do Distrito Federal.
Abstract: This Course Conclusion Work has the purpose of the history of Cordel knowledge and also compare with Brasília’s history, in fact, many people from Northeast of Brazil, migrated to the Federal District, and didn't return to their homeland and build a family. Thus, it is perceived that it’s still very atual, so the study proposes on pointing out possibilities to approach Cordel as a Visual Art Teaching, is an an effort to contribute with the students on possibility of recognizing art as way to build identity. In addition to the theoretical field, a Woodcutting Workshop was held with students from a public school in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás-GO.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons