Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_YasmimAmorimCosta_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Equilíbrio estático de praticantes de dança do ventre e não praticantes : estudo comparativo
Outros títulos: Balance of belly dancer and non-practitioners : comparative study
Autor(es): Costa, Yasmim Amorim
Orientador(es): Macedo, Osmair Gomes de
Assunto: Equilíbrio postural
Postura humana
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 10-Set-2019
Referência: COSTA, Yasmim Amorim. Equilíbrio estático de praticantes de dança do ventre e não praticantes: estudo comparativo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A dança do ventre foi uma das primeiras danças feminina, e consegue trabalhar a musculatura pela contração e relaxamento, variando a intensidade, velocidade, equilíbrio e duração dos movimentos. Os dançarinos em geral, demonstram um equilíbrio e controle postural que advém da propriocepção. O equilíbrio ocorre com a capacidade de controlar o centro de gravidade, para manter a função de controlar o corpo no espaço. É de extrema importância se ter equilíbrio para que se consiga realizar as tarefas de forma estável e orientada. Sendo assim, o objetivo do estudo foi a avaliação e comparação do equilíbrio estático de praticantes de dança do ventre e de mulheres sedentárias. Métodos: Estudo transversal, com amostra não probabilística de conveniência, um grupo de 12 dançarinas (GD) e um grupo de 12 sedentárias (GS), foram analisadas 24 mulheres no total, foram aceitas mulheres com as idades entre 27 e 55 anos. Foi analisado o equilíbrio estático de olhos aberto e fechados, na plataforma de equilíbrio Sports Balance Analyzer, foi realizado a aplicação de um questionário especifico para cada grupo. Resultados: Foram analisados dados de pressão e de deslocamento, a variável que apresentou diferença estatisticamente significativa foi a variável de deslocamento total de olhos abertos e fechados, sendo o deslocamento total do GS maior que do GD. Conclusão: A pratica de dança do ventre pode ser uma pratica importante para o ganho de equilíbrio. Porém são necessários outros estudos que abordem o equilíbrio em praticantes de dança do ventre.
Abstract: Introduction: Belly dancing was given as one of the first series, she did the work of contraction and relaxation, taking the variation of intensity, speed, balance and duration of movements. Dancers in general, demonstrate a balance and postural control that comes from proprioception. The balance is able to control the center of gravity, to maintain a body control function into space. It is of extreme importance to balance so that tasks can be performed in a stable and oriented way. Thus, the study is an evaluation and comparison of the ethical balance of belly-dancing practitioners and sedentary women. Methods: A cross-sectional study with a probabilistic convenience sample, a group of dances (GD) and a group of sedentary (GS), were analyzed 24 women, 12 women for GD and 12 women for GS, women were accepted with between 27 and 55 years old. A static equilibrium analysis was performed in a specific application of each group. Results: It was a pressure and deviation test, since the statistically significant oscillation was a total variable, Conclusion: The practice of belly dancing can be an important practice for the gain of balance. However, it is necessary other studies on belly dancing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2018.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons