Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GrazieleSouzaDaSilva_tcc.pdf585,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da textura de hortaliças em diferentes métodos de cocção
Autor(es): Silva, Graziele Souza da
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Alimentos - avaliação sensorial
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Set-2019
Referência: SILVA, Graziele Souza da. Avaliação da textura de hortaliças em diferentes métodos de cocção. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O baixo consumo de frutas e hortaliças é fator preocupante para a saúde pública. Com o intuito de aumentar essa ingestão é preciso ter conhecimento das melhores estratégias. Como profissional da saúde e promotor de uma alimentação saudável, o nutricionista tem o recurso de informações referentes aos diferentes métodos de cocção. Se faz necessário também conhecer quais são os empecilhos que dificultam o consumo das hortaliças e, dessa maneira, buscar soluções. O sabor desagradável é um desses empecilhos, e para classificar como aceito ou não, são consideradas as características sensoriais dos alimentos. A textura, juntamente com o sabor são os principais atributos que influenciam na aceitação. Para determinar o quanto um produto é aceito é feita a análise sensorial, que considera a subjetividade e o poder de escolha. Uma alternativa mais objetiva e que confere praticidade, é a análise instrumental pelo texturômetro. O objetivo deste estudo foi avaliar a textura de vegetais em diferentes métodos de cocção. Foram escolhidas três hortaliças para avaliar a textura, abobrinha (Cucurbita moschata), brócolis (Brassica oleracea) e cenoura (Daucus Carota), que foram submetidas a cinco diferentes métodos de cocção, imersão, micro-ondas vapor, vapor tradicional, forno combinado e forno micro-ondas por quatro diferentes tempos em cada um dos métodos. A análise das amostras foi feita em triplicata e a partir do texturômetro TA.XTPlus, os dados foram avaliados pela análise de variância (ANOVA) e comparados a análise sensorial das mesmas hortaliças do trabalho de Monteiro (2014). Pela análise sensorial, para todos os vegetais, os maiores tempos de cocção foram os preferidos, e o texturômetro foi capaz de perceber a diferença das texturas assim como por provadores. Com os resultados obtidos é possível substituir os provadores pela análise instrumental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2017.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons