Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlineBeatrizDaSilvaSantos_tcc.pdf675,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As visões de cientista e da atividade científica de alunas de ensino médio
Autor(es): Santos, Aline Beatriz da Silva
Orientador(es): Ibraim, Stefannie de Sá
Assunto: Cientistas
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 24-Set-2019
Referência: SANTOS, Aline Beatriz da Silva. As visões de cientista e da atividade científica de alunas de ensino médio. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho busca trazer reflexões sobre a visão de cientista e sobre a atividade científica de alunas de ensino médio de uma escola pública de uma região administrativa de Brasília. Tendo em vista que, por vezes, as alunas apresentam uma visão distorcida sobre quem faz ciência e sobre o trabalho do(a) cientista. Que é adquirida dentre outros meios, pela própria didática, e metodologia aplicadas em sala de aula durante a construção do saber científico. Além disso, essa construção errônea também é resultado da construção social, história e política da ciência, que era uma área predominantemente associada ao homem, mesmo com importantes contribuições femininas ao longo da história. Ainda há a influência caricata, propagada por filmes, desenhos e mídias no geral. A fim de caracterizar a visão dessas alunas, foi aplicado um questionário que versava sobre a descrição de cientista, do seu trabalho, e demais aspectos que envolvem o produto do trabalho científico. Ao final, observou-se que a maior parte das alunas descrevem que mulheres podem ser cientistas, porém, pouquíssimas conseguem expressar essa opinião no desenho. Outro dado importante foi o relato da dificuldade das alunas em “só conseguem imaginar um homem nesta função, dentre outros adjetivos que estavam correlacionados. Sobre o trabalho do(a) cientista, grande parte das alunas o caracterizou com uma visão utilitarista, devido ao desenvolvimento de remédios e outras tecnologias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22442
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons