Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22445
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanielleSoaresCarvalho_tcc.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A química dos protetores solares : uma proposta de texto de divulgação científica
Autor(es): Carvalho, Danielle Soares
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Radiação solar
Filtros solares
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 24-Set-2019
Referência: CARVALHO, Danielle Soares. A química dos protetores solares: uma proposta de texto de divulgação científica. 2019. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A partir de um texto de divulgação científica, este trabalho tem como objetivo mostrar que a Química é importante para a compreensão da composição química do protetor solar. As consequências causadas pelo mau uso do protetor solar vão desde queimaduras leves ao câncer de pele. Existe no Brasil a vigilância sanitária e o laboratório de saúde pública que atuam como órgãos responsáveis por denúncias e/ou registro dos protetores solares no mercado. As pessoas, em situações diversificadas não acompanham o avanço da ciência nessa temática de protetores solares, e em muitas outras temáticas também não. A falta de informação pela população faz entender que existe uma falta de conhecimento científico, bem como as podemos concluir que existem informações insuficientes dadas mediante meios informais como os jornais, revistas, internet e entre outros. Essa temática visa à popularização da ciência, podendo contribuir com as pessoas que não entendem sobre os avanços tecnológicos, trazendo o conhecimento científico como um conhecimento capaz de transformar pessoas leigas no assunto em pensadores críticos que são capazes de utilizar as pesquisas científicas como conhecimento útil na construção de uma sociedade democrática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22445
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons