Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Patrícia Fernandes Lootens | - |
dc.contributor.author | Valadares, Deborah da Silva | - |
dc.identifier.citation | VALADARES, Deborah da Silva. A busca pela alfabetização científica na EJA por meio da temática automedicação. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de aulas que despertem o interesse dos estudantes pela Ciência é o objetivo
de muitos profissionais do ensino. O ensino contextualizado mostra-se como uma forma eficiente
no alcance deste objetivo, que pode também promover a alfabetização científica (AC). O presente
trabalho mostra que o desenvolvimento de uma sequência didática, com a temática
automedicação, possibilita a AC de estudantes da EJA. As aulas aconteceram em uma escola do
Distrito Federal, com os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio, e levou em
consideração a pedagogia de Paulo Freire, que descreve a necessidade de respeito ao saber
ingênuo na busca da conscientização dos estudantes. Os indícios de que a AC estava em processo
deram-se por meio da justificativa atribuída pelos estudantes de práticas do fazer científico
(extração de substâncias presentes em plantas medicinais para a produção de medicamentos). Os
estudantes também demonstraram estar em processo de AC quando manifestaram interesse em
disseminar a prática adequada de medicamentos aos conhecidos, inclusive questionando os
órgãos públicos sobre a falta de divulgação das informações de como fazê-lo. A sequência
didática trabalhada também apontou para a necessidade de superação do saber ingênuo,
especificamente para práticas adotadas no tratamento de queimaduras, adquiridos culturalmente,
onde este conhecimento pode engendrar riscos graves à saúde. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A busca pela alfabetização científica na EJA por meio da temática automedicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:55:09Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:55:09Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22447 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22447 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|