Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EllenBritoDeSousa_tcc.pdf601,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Corporeidade, cultura popular e educação na perspectiva de estudantes do ensino médio
Autor(es): Sousa, Ellen Brito de
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Cultura popular
Ensino médio
Corpo e mente
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 2-Out-2019
Referência: SOUSA, Ellen Brito de. Corporeidade, cultura popular e educação na perspectiva de estudantes do ensino médio. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso buscou pesquisar a corporeidade, a cultura popular e a educação na perspectiva de estudantes de Ensino Médio, visto que se trata de um tema atual na educação, porém com poucas referências. Buscamos levantar as percepções dos estudantes sobre os temas de corporeidade e cultura popular, que são pouco abordados na educação. Com base em Wallon, Vigostski e Paulo Freire, através do materialismo histórico-dialético, o objetivo geral foi analisar as percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a articulação entre corporeidade, cultura popular e educação, a partir de sua participação em um projeto comunitário de cultura popular denominado Grupo Junino Arrasta-pé, destacando suas possíveis implicações em nível de desenvolvimento. O estudo empírico ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com quatro (4) estudantes do Ensino Médio, integrantes do Grupo Junino Arrasta-pé. Os resultados do estudo apontam que a participação dos jovens no grupo contribuiu na superação de timidez, reconhecimento dos movimentos culturais, respeito ao próximo, vivências de outras realidades e desenvolvimento de suas potencialidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons