Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolineSousaDantas_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Paula Gomes de-
dc.contributor.authorDantas, Caroline Sousa-
dc.identifier.citationDANTAS, Caroline Sousa. Crianças e narrativas: a produção literária como processo de criação. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractSabendo da importância da língua, seja ela escrita ou falada, o presente trabalho possui como temática a produção de textos escritos nos primeiros anos do ensino fundamental, especificamente nos 4° e 5° anos. Amparados pelos estudos de língua, literatura e escrita a partir de estudos do Parâmetro Nacional Curricular de Língua Portuguesa – PCN e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, realizamos uma análise das produções escritas das crianças de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram analisadas 30 narrativas, com isso, observamos os seguintes aspectos: tipologia textual, os recursos discursivos, linguísticos e estéticos de um texto com ênfase na escolha temática, relações texto/imagem e sentimentos presentes nas produções, todos mediados pela imaginação infantil. Consideramos também as marcas de autonomia expressas nos livros, tendo em vista a singularidade de cada sujeito no seu processo de criação, característica explicita nos documentos estudados para elaboração dessa pesquisa. Percebemos a produção literária como manifestação de um processo de criação das crianças, condição fundamental para as práticas de escrita que devem ocorrer na escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade na escritapt_BR
dc.subject.keywordCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.titleCrianças e narrativas : a produção literária como processo de criaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T11:46:38Z-
dc.date.available2019-10-02T11:46:38Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22486-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Knowing the importance of the language, whether written or spoken, the present work it has as its theme the production of texts written in the first years of elementary school, specifically in the 4th and 5th years. Supported by the studies of language, literature and writing based on studies of the National curricular parameter of Portuguese language-PCN and the national common curricular Base-BNCC, we conducted an analysis of the written productions of the children of a school of the network Public education in the Federal district. Thirty narratives were analyzed, with this, we observed beyond the textual typology, the discursive, linguistic and aesthetic resources of a text with emphasis on the thematic choice, text/image relations and feelings present in the productions, all mediated by Childish imagination. We also consider the autonomy marks expressed in the books, in view of the uniqueness of each subject in its creation process, a characteristic that is explicit in the documents studied for the elaboration of this research.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22486-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons