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dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorDantas, Sabrina Karoline Farias-
dc.identifier.citationDANTAS, Sabrina Karoline Farias. Práticas sociais de leitura e escrita na pré-escola. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que estamos em uma sociedade no qual a cultura escrita se faz presente, desenvolver as habilidades de ler e escrever se tornam requisitos primordiais para obter competências funcionais desse objeto de conhecimento. A criança da contemporaneidade está cada vez mais integrada a ações onde a leitura e a escrita são instrumentos para compreender e viver no mundo. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: Conhecer o trabalho realizado por professoras de Pré-escola na área da linguagem, a fim de analisar e discutir o processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura considerando seus usos sociais. A pesquisa se estruturou metodologicamente a partir de dados gerados utilizando a técnica da observação participante e da análise documental, e como instrumento foi empregado o questionário. Os resultados indicam que as concepções e as práticas pedagógicas das professoras proporcionavam a aproximação das crianças com o objeto cultural, isto é a leitura e a escrita considerando as práticas sociais, e assim o processo de alfabetização aconteceu de forma lúdica e significativa contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - escritapt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titlePráticas sociais de leitura e escrita na pré-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T12:28:15Z-
dc.date.available2019-10-04T12:28:15Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22500-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Considering that we are in a society in which the written culture is present, developing the skills of reading and writing become primordial requirements to obtain functional competencies of this object of knowledge. The child of contemporaneity is increasingly integrated into actions where reading and writing are instruments to understand and live in the world. Thus this work has as general objective: to know the work performed by pre-school teachers in the area of language, in order to analyze and discuss the process of teaching and learning of writing and reading considering it’s social uses. The research was structured methodologically based on data generated using the participant observation technique and documentary analysis, and the questionnaire was used as an instrument. The results indicate that the pedagogical conceptions and practices of the teachers provided the approximation of the children with the cultural object, that is, reading and writing considering social practices, and thus, the literacy process happened from playful form and meaningful way contributing to children's learning and development.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22500-
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