Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Dantas, Sabrina Karoline Farias | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Sabrina Karoline Farias. Práticas sociais de leitura e escrita na pré-escola. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que estamos em uma sociedade no qual a cultura escrita se faz presente,
desenvolver as habilidades de ler e escrever se tornam requisitos primordiais para obter
competências funcionais desse objeto de conhecimento. A criança da contemporaneidade
está cada vez mais integrada a ações onde a leitura e a escrita são instrumentos para
compreender e viver no mundo. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: Conhecer
o trabalho realizado por professoras de Pré-escola na área da linguagem, a fim de analisar
e discutir o processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura considerando seus
usos sociais. A pesquisa se estruturou metodologicamente a partir de dados gerados
utilizando a técnica da observação participante e da análise documental, e como
instrumento foi empregado o questionário. Os resultados indicam que as concepções e as
práticas pedagógicas das professoras proporcionavam a aproximação das crianças com o
objeto cultural, isto é a leitura e a escrita considerando as práticas sociais, e assim o
processo de alfabetização aconteceu de forma lúdica e significativa contribuindo para a
aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Práticas sociais de leitura e escrita na pré-escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T12:28:15Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T12:28:15Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22500 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering that we are in a society in which the written culture is present, developing
the skills of reading and writing become primordial requirements to obtain functional
competencies of this object of knowledge. The child of contemporaneity is increasingly
integrated into actions where reading and writing are instruments to understand and live
in the world. Thus this work has as general objective: to know the work performed by
pre-school teachers in the area of language, in order to analyze and discuss the process of
teaching and learning of writing and reading considering it’s social uses. The research
was structured methodologically based on data generated using the participant
observation technique and documentary analysis, and the questionnaire was used as an
instrument. The results indicate that the pedagogical conceptions and practices of the
teachers provided the approximation of the children with the cultural object, that is,
reading and writing considering social practices, and thus, the literacy process happened
from playful form and meaningful way contributing to children's learning and
development. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22500 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|