Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntoniaCristinaFariasDaCosta_tcc.pdf674,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade na educação infantil
Autor(es): Costa, Antônia Cristina Faria da
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Educação de crianças
Práticas pedagógicas
Brincadeiras
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Out-2019
Referência: COSTA, Antônia Cristina Faria da. Ludicidade na educação infantil. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasileia-AC, 2018.
Resumo: A proposta desse trabalho monográfico concentra-se em como desenvolver de forma lúdica as competências estabelecidas pelo currículo escolar voltada ao Ensino Infantil. Destacando a presença e a importância do lúdico representado por jogos e brincadeiras manifestados como estratégia presente nas ações educacionais das turmas de educação infantil de uma escola da cidade de Epitaciolândia no estado do Acre. Sendo assim, os objetivos da pesquisa são: Demonstrar a riqueza do lúdico como prática pedagógica na vivência e sensibilizar os alunos em relação as atividades exercidas por cada membro de seu grupo, apresentando-lhes uma concepção de trabalho diferente do senso comum, analisar a importância do lúdico no aprendizado das crianças visando uma sociedade que valorize esse trabalho, perceber as possibilidades e os limites das crianças oferecendo, o direito de brincar, de respeito mútuo, de participar de ações voltadas à socialização, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no seu dia-a-dia. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa. Para uma base no estudo aqui realizado, serão utilizadas pesquisas já desenvolvidas onde os Parâmetros Curriculares da Educação Infantil, MALUF, VIGOTSKY, TELES,, entre outros serviram de apoio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons