Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntoniaMartinsFerreira_tcc.pdf388,25 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorVidal, Antônia Martins Ferreira-
dc.identifier.citationVIDAL, Antônia Martins Ferreira. A música como uma das linguagens no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho final tem por objetivo primordial, averiguar os benefícios que a música pode proporcionar, direta e indiretamente, na aprendizagem, se utilizada de forma precisa na sala de aula, contribuindo para um melhor desenvolvimento neurológico, motor e afetivo da criança. Iniciando o tema, a fundamentação teórica abordou uma pequena parte referente ao início da história da música. Sempre existente na vida e em todos os momentos, particulares ou não, a música é mais do que algo que apenas podemos ouvir, a música entretém e ensina de forma clara e suave. Percebe-se que o termo teve grande avanço em ambiente escolar após a utilização dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), melhorando a prática e execução da música como instrumento de ensino que muda completamente a tradicional forma de ensino. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e o método de pesquisa qualitativa, tendo uma pequena observação de campo, arrematando a defesa do projeto. Entretanto, a utilização da música não deve ser de forma delimitada, presumivelmente, o contato da criança com a música, aflora seus saberes e capacidades, desenvolvendo todo o campo cognitivo e motor de forma agradável, esta deve ter como dever de ferramenta lúdica, abranger de forma saudável todos os degraus do aprendizado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMúsica e criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA música como uma das linguagens no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T12:59:07Z-
dc.date.available2019-10-08T12:59:07Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22533-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons